“IZP na Folia” abre alas para as tradições carnavalescas de Alagoas

Campanha inicia nesta segunda-feira com programa especial de rádio pela Educativa FM e Difusora

27/01/2012 11:22

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Contribuir, abrir espaço e apoiar as manifestações culturais que acontecem no período carnavalesco em Alagoas. Esse o objetivo da campanha “IZP na Folia”, envolvendo as rádios Educativa FM e Difusora e a TV Educativa de Alagoas. Em sua segunda edição,
o projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), e apoio da Ornato Box e Maceió 40 Graus.

A campanha envolverá ações de divulgação e de cobertura jornalística de eventos como o Jaraguá Folia, desfile do Pinto da Madrugada e o Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha. Realização do programa “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes”, pela Educativa FM e Difusora. E veiculação dos institucionais “IZP na Folia: Histórias de Carnaval”, com a participação de foliões e incentivadores do carnaval alagoano.

Uma novidade este ano é a participação da apresentadora infantil Caralâmpia, da TVE, dando dicas durante o período carnavalesco sobre trânsito, alimentação, proteção solar, banhos de piscina e mar, para que a criançada possa se divertir com segurança e tranqüilidade.
Também faz parte da campanha “IZP na Folia” a veiculação dos hinos e sambas-enredos dos blocos e escolas de samba nas rádios Educativa FM e Difusora. E a exibição ao longo do mês de fevereiro de edições especiais nos programas Vida de Artista (rádio e TV), Balançando o Ganzá, Latitudes Latinas, Aplauso e Clube do Choro pela Educativa FM. Além da divulgação da agenda dos principais eventos que ocorrerão no Estado, ao longo da programação das três emissoras.

Outra novidade na edição 2012 do projeto, os institucionais “IZP na Folia: Histórias de Carnaval” contarão com a participação de foliões e incentivadores do carnaval a exemplo de Braga Lyra, Edilberto Ticianelli, Carlito Lima, Jucá Santos, Cármen Lucia Dantas, Ronaldo Araújo, Denis Matos, Emanuel Fortes e Edmilson Vasconcelos. A campanha vai contribuir, prestigiar e dar visibilidade às escolas de samba, blocos de rua, prévias carnavalescas, bailes de carnaval e grupos folclóricos que geralmente se apresentam nesta época do ano.

Cobertura - De acordo com diretor-presidente do IZP, Marcelo Sandes, as emissoras do Instituto vão marcar presença este ano durante as prévias carnavalescas com cobertura ao vivo em eventos como Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e Baile dos Seresteiros. “Para isso os nossos repórteres e locutores contarão com estandes e ponto de apoio”, observa. “Vamos contribuir, apoiar e abrir espaço em nossas emissoras para o fortalecimento das manifestações carnavalescas mais genuínas que acontecem em nosso estado”, diz.

Programação – A série de programas especiais “IZP na Folia: Revivendo o Carnaval de Edécio Lopes, em homenagem ao saudoso radialista e compositor de Frevo Edécio Lopes, inicia já nesta segunda-feira, 30 e se estende até 10 de fevereiro, das 7h30 às 9 horas, pela Educativa FM; e das 13 às 14h30, pela Difusora. A atração será recheada de muito frevo, marchinhas e sambas, entrevistas com representantes de blocos e de escolas de samba, e participação de amigos e familiares do radialista homenageado.

O programa será apresentado pelo jornalista e radialista Marcos Guimarães, com produção de Edmilson Vasconcelos (filho de Edécio) e apoio dos Seresteiros da Pitanguinha e da Ascom IZP. O último programa da série, no dia 10, será realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Será aberto ao público e contará com a participação de músicos e coordenadores de blocos, maracatus e escolas de samba, com apresentações ao vivo.

Segundo a diretora da TVE, Clarissa Veiga, a emissora vai reeditar o documentário “IZP na Folia: Carnaval de Alagoas”, lançado em 2011, para fazer uma homenagem a três grandes defensores das tradições carnavalescas: Ranilson França, Edécio Lopes e Marcial Lima, que faleceu ano passado. 

Primeira Edição © 2011