Crianças se divertem e aprendem a preservar o meio ambiente

Palestra de conscientização ambiental da Semarh faz retrospectiva das ações desenvolvidas durante a semana

27/01/2012 08:56

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Depois de uma semana inteira de trabalhos de conscientização ambiental infantil, a 17ª Colônia de Férias Brincando no Sesc chegou ao seu fim. Na programação de encerramento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), foi dada uma palestra às crianças sobre educação ambiental. A palestra foi ministrada pela técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Eva Moraes, e pelo cabo Neves, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Durante a palestra, foi feita uma retrospectiva de todas as atividades que as crianças fizeram durante a semana, além de um debate sobre educação ambiental. A palestra foi bem didática e falou sobre ações que as crianças podem executar no seu dia-a-dia, como o ato de jogar lixo no local apropriado. Foram feitas várias enquetes para que houvesse uma grande participação do público, que interagiu o tempo inteiro com o palestrante.

“Quem aqui vai chegar hoje em casa e dizer para mamãe que não é certo utilizar sacolas plásticas nas compras e, sim, sacolas reutilizáveis?”, perguntou Eva às crianças. À pergunta, todos responderam em uníssono: “Eu!”.

De acordo com o coordenador da colônia, Pablo Yang, muitas das crianças deram o retorno esperado. “Todas as atividades da colônia tiveram temáticas educativas ligadas ao meio ambiente. Foram feitas trilhas ecológicas, jogos aquáticos, oficinas de artesanato com recicláveis e muitas outras coisas. O resultado foi visto nesta palestra de hoje, em que todas as crianças prestaram atenção e interagiram com as palestrantes”.

As atividades da colônia de férias só foram possíveis graças à parceria feita pelo Sesc com a Semarh, com o BPA e com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Brincando no Sesc

A Colônia de Férias Brincando no Sesc, em sua 17ª edição, reuniu 200 crianças em uma semana inteira de atividades recreativas. De 23 a 27 de janeiro, as crianças participantes fizeram trilhas ecológicas, descidas de rapel e tirolesa, jogos cooperativos e desportivos, oficinas de artesanato com materiais reciclados, entre outras atividades.

Para a próxima colônia de férias, Pablo diz que a temática ambiental será explorada também em atividades culturais. “Ano que vem, nós devemos dar continuidade às atividades de caráter ambiental, mas também priorizaremos a cultura. Então devem ocorrer apresentações de teatro, oficinas de dança e música e muitas outras coisas. Sempre com temática ligada ao meio ambiente”, disse o técnico do Sesc.

Primeira Edição © 2011