Primeiro-ministro do Reino Unido repudia criação de taxa sobre operações financeiras na Europa

26/01/2012 08:16

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse hoje (26) que a criação de uma taxa sobre operações financeiras na Europa 'é simplesmente uma loucura' e pediu menos regulamentação dos mercados da União Europeia. Ele deu a declaração durante o 42º Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que vai até domingo (29).

O imposto sobre transações financeiras é defendido pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, e pela chanceler Alemã, Angela Merkel. O governo espanhol também apoia a medida. O assunto deverá ser discutido na próxima reunião do Conselho Europeu, marcada para o fim deste mês.

Cameron justifica a preocupação com base em informações da Comissão Europeia de que 500 mil empregos seriam perdidos caso essa taxa seja adotada. O premiê deseja 'reduzir o fardo da regulamentação na União Europeia' e evitar 'barreiras inúteis ao comércio e aos serviços'.

O premiê também tenta convencer os empresários reunidos no encontro de que a economia britânica não está tão ruim quanto parece. Ele estima que os europeus devem explorar melhor as possibilidades de livre comércio com os americanos e africanos.

Primeira Edição © 2011