Presidente de instituto que elabora o Enem deixa cargo

Em nota divulgada no site do instituto, Malvina afirma que viveu "intensamente o Inep"

26/01/2012 15:43

A- A+

Agência O Globo

compartilhar:

Malvina Tuttman, atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep) deixa o cargo após reunião com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além dela, também deixou o MEC nesta quinta a professora Maria do Pilar Lacerda, que ocupava a Secretaria de Educação Básica.

Em nota divulgada no site do instituto, Malvina afirma que viveu "intensamente o Inep". "Saio fisicamente desse importante Instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o Instituto está pronto para cumprir este desafio."

O MEC não anunciou ainda o nome do novo presidente do Inep - órgão responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Malvina Tuttman ocupava a presidência do instituto desde 18 de janeiro do ano passado. É a terceira saída do presidente do Inep em três anos. Reynaldo Fernandes saiu em dezembro de 2009 e deu lugar a Joaquim José Soares Neto, antecessor de Malvina.

Pela manhã, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, anunciou pelo Twitter que deixou o cargo e que seu substituto será César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. O MEC confirmou a saída de Maria do Pilar mas ainda não anunciou seu substituto.

Primeira Edição © 2011