Dilma presta solidariedade a vítimas de desabamento no Rio

26/01/2012 15:29

A- A+

R7

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff prestou solidariedade nesta quinta-feira (26) aos familiares das vítimas do desabamento de três prédios no Rio de Janeiro. Até a tarde desta quinta, quatro corpos haviam sido resgatados dos escombros. Outras seis pessoas ficaram feridas. Ao menos 18 pessoas estavam desaparecidas. Dilma cancelou um evento no Rio que aconteceria na sexta-feira (27).

Os desabamentos, que ocorreram na noite de quarta-feira (25), atingiram construções históricas no centro, ao lado do Theatro Municipal, na Cinelândia. Dilma se manifestou sobre a tragédia em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

- [Eu queria me] solidarizar [com] a população do Rio de Janeiro, principalmente com as famílias daquelas pessoas que foram atingidas por essa catástrofe que foi a derrubada do edifício e depois os outros dois.

A presidente disse ter acompanhado o esforço no resgate às vítimas e afirmou ter esperança que os desaparecidos sejam encontrados com vida.

Engenheiros e a Defesa Civil Municipal dizem acreditar que obras irregulares no maior dos três edifícios podem ter provocado o desabamento.

Entenda o caso
Três prédios de aproximadamente 18, 10 e 4 andares desabaram pouco depois das 20h de quarta-feira (25), na avenida 13 de Maio, região da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Houve pânico e correria. Momentos depois, cinco pessoas foram resgatadas dos escombros e tiveram ferimentos leves. Um posto de informações para familiares de eventuais vítimas funciona na Câmara dos Vereadores.

As causas da tragédia estão sendo investigadas. O prefeito Eduardo Paes (PMDB), assim como alguns especialistas, minimizou a possibilidade de explosão. De acordo com avaliações preliminares de técnicos que trabalham no local, as causas teriam ligação com problemas estruturais.

Desde as 6h desta quinta-feira estão interditados os seguintes trechos: avenida 13 de Maio, avenida Almirante Barroso entre avenida Rio Branco e a rua Senador Dantas. Esta está com mão invertida entre a avenida Almirante Barroso e a rua Evaristo da Veiga. Veículos procedentes da Cruz Vermelha e da avenida República do Chile devem seguir pela Senador Dantas. A prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.

Primeira Edição © 2011