Corinthians vence o Guaratinguetá

Depois de a garotada conquistar a Copa São Paulo pela manhã, Chicão e Alessandro marcam em triunfo que deixa o Timão 100% no estadual

26/01/2012 05:01

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Alessandro e Chicão sabem mais do que qualquer outro jogador o verdadeiro peso do sucesso e do fracasso no Corinthians. Há quase cinco anos no clube, lateral-direito e zagueiro conheceram o céu em preto e branco com a conquista de quatro títulos, mas frequentaram o inferno com atuações ruins, crises e vaias. A quarta-feira, porém, foi de redenção para a dupla. No dia em que os meninos da base conquistaram a Copa São Paulo, os vovôs fizeram um gol cada e deram ao Timão a vitória por 2 a 0 sobre o Guaratinguetá, no estádio Dário Rodrigues Leite, pela seguda rodada Campeonato Paulista.

A partida no Vale do Paraíba estava guardada para Chicão. O ex-capitão, que entrou em declínio desde que se recusou a ficar no banco de reservas contra o São Paulo, no Brasileirão do ano passado, não era titular desde 6 de novembro. Ele era apenas a terceira opção de Tite para a posição. A escalação só veio depois que Paulo André foi tirado para melhorar o condicionamento físico e Wallace fraturou o nariz no último treino. Mais que isso, Liedson, autor do passe para o gol do defensor, estava impedido no início da jogada.

Alessandro também viveu dias difíceis. O lateral, hoje capitão, perdeu um grande número de partidas em 2011 por seguidas lesões e começou 2012 em baixa. Na primeira rodada, falhou no gol do Mirassol e foi muito vaiado ao ser substituído no segundo tempo. Agora, calou os críticos com um belo gol. Em passe de Danilo, ele se livrou de três marcadores antes de tocar com precisão na saída de Jaílson.

Com seis pontos em dois jogos, o Timão volta a jogar no domingo, contra o Linense, às 17h, no Pacaembu. Já o Guaratinguetá, sem nenhum ponto somado em dois jogos, enfrenta a Portuguesa, sábado, às 19h30, no Canindé.

Timão liquida o jogo no primeiro temp

A escalação de Danilo no lugar de Willian deu mais consistência ao Corinthians. Com o meio de campo mais forte, Alex não ficou sobrecarregado, e a equipe conseguiu jogar com mais eficiência. A diminuição da velocidade, como esperado, não aconteceu. O Timão começou a partida em ritmo acelerado e pressionando. Liedson teve boa chance em chute que Jaílson defendeu.

O Corinthians só encontrou dificuldades com o congestionamento criado pelo Guaratinguetá no meio de campo. Com os “cérebros” seguidos de perto, Emerson foi obrigado a ajudar na criação, deixando Liedson um pouco isolado. As seguidas faltas sofridas irritaram os alvinegros, mas foram decisivas. Em uma delas, aos 27, saiu o gol. Leandro Castán, de cabeça, obrigou o goleiro rival a fazer grande defesa. No rebote, Liedson, impedido, tocou para Chicão apenas desviar

O esquema 4-5-1 impediu que o Guaratinguetá reagisse. Preso entre os zagueiros, o centroavante Charles poucas vezes tocou na bola. As melhores jogadas saíram dos pés da dupla de baixinhos Nenê e Marcinho. Nada, contudo, que tirasse a tranquilidade de Julio Cesar, muito pouco acionado.

Danilo deu, aos 42, um motivo a mais para Tite mantê-lo como titular já projetando a estreia na Libertadores. O meia escapou da marcação e encontrou Alessandro na entrada da área. O lateral-direito passou por três defensores e tocou na saída do goleiro.

Segurando o ritmo

Com a vantagem e a vitória nas mãos, o Corinthians passou a administrar o placar e fazer o tempo correr. O Guaratinguetá tentou reagir com a entrada do meia-atacante Djavan no lugar do volante Daniel. Foi pouco. Ainda que com os velhos problemas em jogadas pelo alto na defesa, o Timão controlou bem o jogo. Nas poucas vezes em que levou perigo, o clube do Vale do Paraíba encontrou Julio Cesar.

Percebendo a dificuldade do Corinthians sair da defesa, Tite apostou na velocidade de Willian e Jorge Henrique nas vagas de Emerson e Danilo, respectivamente. Ramírez também ocupou o lugar de Alex, fazendo a equipe segurar por mais tempo a bola no campo ofensivo. A melhora, no entanto, não foi transformada em novas oportunidades. Liedson cansou e quase não apareceu na etapa final

O Guaratinguetá desistiu de reagir quando Lúcio Flávio, livre na área, mandou a bola quase na bandeira de escanteio. Os minutos finais foram para o Corinthians segurar a bola no ataque. Ramírez poderia ter feito o terceiro, mas Jaílson defendeu.

Primeira Edição © 2011