Lixo Hospitalar apreendido em PE começa a ser incinerado

25/01/2012 14:11

A- A+

G1

compartilhar:

Começou nesta quarta-feira (25) a incineração de aproximadamente 50 toneladas de tecidos hospitalares apreendidos durante o mês de outubro de 2011 pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O material foi encontrado em depósitos de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, municípios do Agreste de Pernambuco. O trabalho será realizado em uma empresa no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. A previsão de conclusão é fevereiro

Após inspeção nos depósitos das empresas Na Intimidade e Império do Forro de Bolso, foram encontrados tecidos com marcas hospitalares americanas, como lençóis, fronhas e jalecos classificados como lixo hospitalar. Depois disso, foi instaurado um processo pela Apevisa contra as unidades. De acordo com a legislação sanitária e ambiental, é proibido o reaproveitamento e reciclagem de tecidos usados em estabelecimentos de assistência à saúde.

O caso
No dia 11 de outubro, foram apreendidos dois contêineres no Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, com cerca de 46 toneladas de lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos. O destino da carga era uma empresa de Santa Cruz do Capibaribe, integrante do polo têxtil no Agreste do Estado. Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participaram das investigações desde então, tendo também o subsídio da Polícia Civil do Estado, além do apoio de agências americanas.

A partir disso, lençóis e pedaços de tecidos com nomes de hospitais americanos foram encontrados em vários locais, inclusive em outros estados.

Primeira Edição © 2011