Hemoal alerta população para baixo estoque de sangue na unidade

Com a proximidade dos festejos do Carnaval, Hemoal solicita que doadores compareçam ao posto do hemocentro

25/01/2012 12:32

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) solicita que voluntários à doação de sangue compareçam ao órgão, devido ao baixo estoque, principalmente do sangue do tipo A positivo e O negativo. A unidade é responsável em atender a rede pública de saúde, a exemplo do Hospital Geral do Estado e as maternidades.

“Mais uma vez voltamos a fazer um apelo aos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue. É bom lembrar que o sangue não se fabrica artificialmente, que não é encontrado em farmácias e, se não houver doadores, não existirá estoque para salvar a vida de pessoas que precisam de sangue”, afirmou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Para doar, é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres, se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

As doações podem ser realizadas na sede do Hemoal, que fica localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Aqueles que não puderem se dirigir até o prédio central, podem comparecer a Unidade do Hemoal Farol, situada no Hospital do Açúcar, localizado na Avenida Fernandes Lima.

No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), 8h às 17h. O órgão está localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Primeira Edição © 2011