Flamengo encara Potosí-BOL para por fim da crise

Ronaldinho Gaúcho terá que superar o frio de Potosí para conduzir o Fla à vitória

25/01/2012 05:13

A- A+

UOL-Esportes

compartilhar:

Pouco mais de três semanas após o início de sua preparação para a temporada, o Flamengo tem, nesta quarta-feira, a grande chance de acabar com a crise que ronda o clube e manter vivo o principal projeto para 2012: a disputa da Copa Libertadores. Contudo, o desafio diante do Real Potosí, na Bolívia, às 22h, não será nada fácil. Com uma verdadeira "operação de guerra" montada para chegar até a cidade a 4.200 metros acima do nível do mar, o time terá que superar não só a altitude, mas também o frio da cidade boliviana.

O vencedor do duelo, que terá sua partida de volta na próxima quarta-feira (01/02), também às 22h, no Engenhão, ficará com a quarta vaga do grupo 2 da Libertadores. Emelec (EQU), Lanús (ARG) e Olímpia (PAR) já estão garantidos para a próxima fase.

Com a lição de 2007, quando enfrentou o adversário no mesmo local e teve inúmeros jogadores e membros da delegação passando mal em função dos efeitos da altitude, o Flamengo montou uma preparação para lá de especial. Além de chegar à Bolívia com mais de uma semana de antecedência e realizar um período de aclimatação em Sucre, a 2.800 metros acima do nível do mar, o clube também se preocupou em minimizar os efeitos do complicado trajeto entre a cidade onde montou sua "base" e Potosí nesta quarta.

No lugar do convencional ônibus que transporta a delegação, jogadores e comissão técnica farão a viagem de cerca de 160km em 14 carros convencionais, formando um verdadeiro comboio. A ideia dos responsáveis pela viagem do time é amenizar o desgaste do caminho sinuoso e com inúmeras subidas, o que acabou prejudicando o time na outra oportunidade.

Enquanto fora de campo a estratégia já está bem definida para o confronto decisivo desta quarta, o mesmo não se pode dizer dentro das quatro linhas. Com algumas dúvidas na formação do meio campo rubro-negro para a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo fechou o treino da última terça, véspera do jogo, e evitou divulgar a escalação.

Ainda sem definir se terá Luiz Antonio ou Muralha, Luxa garantiu que uma das armas da equipe para enfrentar as condições de "doping natural", em Potosí, é a parte psicológica do trabalho feito durante a pré-temporada. "A equipe está preparada. O trabalho foi bem feito, proveitoso e nosso time está preparado para jogar uma partida importante de uma competição importante como é a Libertadores. Se vai ganhar, perder ou empatar é outra historia. A dificuldade que vamos encontrar é altitude. Mas minimizamos esse problema com a parte psicológica ", salientou Vanderlei, acrescentando.

"Houve um avanço muito grande na parte física, técnica e tática. Em momento nenhum houve algum problema de treinamento. Os caras foram dentro, forte, se empenharam muito. Foi uma excelente pré-temporada, um trabalho muito bom. O time está preparado para jogar em alto nível dentro da dificuldade da altitude, que é um doping natural", explicou Luxemburgo.

Primeira Edição © 2011