Dia 25 de janeiro é o Dia Nacional do Carteiro

25/01/2012 12:42

A- A+

Rone Barros - estagiário

compartilhar:

Os Carteiros, principais agentes do processo de distribuição de encomenda, cartas, cartões postais, telegramas e também protagonistas em campanhas governamentais, comemoram nesta quarta (25), o seu dia em todo o país. A data remonta ao período Brasil Colônia, em 1663, quando foi instituído o Correio-Mor. Somados em 60 mil carteiros, as comemorações acontecem em todos os estados.

A migração para o mundo virtual com a internet, e-mail, telefone móveis, videoconferência entre outros meios de comunicação modernos não deletou a tradição das cartas de paixão amor e amizade ou cartas intercaladas de ciúmes e saudades em escritas trêmulas ou borradas de lágrimas.

Os carteiros marcaram diferentes épocas da história postal brasileira realizando a missão de mensageiros das diversas formas, sejam em cavalos, biclcetas, motocicletas ou simplesmente caminhando por estradas e suprindo ciladas urbanas encontradas nas mais diversas ruas e esquinas.

Farda cinza, carregando sua mala de correspondências em sua bicicleta e com o famoso bordão “para evitar a fadiga” assim é Jaiminho, um dos carteiros mais conhecidos internacionalmente de um seriado clássico. Personagem que representa de forma bem humorada a importância da profissão e seus sucessores que diferente de Jaiminho não evita a fadiga.

Supervisão: Thayanne Magalhães

*Com informações dos Correios 

Primeira Edição © 2011