Cineasta grego Theo Angelopoulos morre em acidente aos 76 anos

25/01/2012 12:19

A- A+

G1

compartilhar:

O cineasta grego Theo Angelopoulos, de 76 anos, morreu na noite desta terça-feira (24), vítima de uma hemorragia interna em um hospital próximo ao porto de Pireu, na Grécia, para onde foi levado após ter sido atropelado por uma moto, informaram fontes hospitalares.

"Ele entrou na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Sofria graves ferimentos no crânio, hemorragia interna, várias fraturas em todo o corpo, no tórax, pélvis, pé direito e braço esquerdo", afirmou à AFP Georges Georgiades, diretor da UTI da clínica privada Metropolitan.

"O coração dele parou diversas vezes durante sua hospitalização, antes de entrar em cirurgia, conseguimos recuperá-lo, mas no final não resistiu aos ferimentos", completou Georgiades.

Angelopulos foi hospitalizado às 17h GMT (15h de Brasília), após ficar gravemente ferido ao ser atropelado por uma moto quando atravessava uma rua perto do bairro periférico de Keratsini, no Pireu, porto próximo à capital. Morreu quatro horas mais tarde, às 21h40 GMT (19h40 de Brasília).

Figura emblemática do "novo cinema" grego, a partir da década de 1970 e premiado com a Palma de Ouro de Cannes, em 1998, pelo filme "A eternidade e um dia", Angelopoulos realizou mais de 15 filmes, contando a história e documentando a sociedade da Grécia contemporânea. Suas produções são caracterizadas por longos e silenciosos planos mostrando as paisagens do país.

Entre seus principais filmes estão "A viagem dos comediantes"; "Paisagem na neblina", de 1988; "Um olhar a cada dia", de 1995; "Viagem a Citera", de 1984; "O passo suspenso da cegonha", de 1991 e a "Trilogia - o vale dos lamentos".


 

Primeira Edição © 2011