Brasil e Venezuela negociam ampliação de acordos de defesa nacional, diz Chávez

25/01/2012 05:43

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Os governos do Brasil e da Venezuela devem ampliar as parcerias referentes aos sistemas de defesa nacional dos dois países. O presidente Hugo Chávez reuniu-se ontem (24) à noite com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para iniciar as conversas. A ideia é intensificar as parcerias já existentes e estabelecer novos acordos que devem ser definidos ao longo do dia de hoje (25).

'Temos um conjunto de temas muitos importantes para comentar, o mais importante é a consolidação do que já está definido, que é o Conselho de Defesa Sul-Americano. Esse é o tema central, depois a cooperação bilateral Venezuela-Brasil e a paz', disse Chávez. De acordo com ele, os acordos observam as mudanças mundiais e as novas necessidades decorrentes dessas alterações.

'[Vamos] tratar de temas olhando a paz e a consolidação de uma visão sul-americana da nossa defesa, sem rivalidades entre os países e nos preparando para viver em um mundo cada vez mais complexo, com grandes desafios, e que saberemos enfrentar juntos', acrescentou.

Para Chávez, o momento é de celebração na América do Sul. 'Temos que consolidar a América do Sul como um território de paz', destacou ele. Amorim chegou ontem, no fim da tarde, em Maiquetía (no Norte da Venezuela).

Primeira Edição © 2011