Nadal bate 'freguês' e enfrenta Federer na semi

Nadal comemora muito após quebrar saque do tcheco Tomas Berdych no 2º set

24/01/2012 12:51

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Durante mais de quatro horas, Rafael Nadal vibrou, reclamou, brigou com o árbitro, mas venceu o tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 1 (6-7, 7-6, 6-4 e 6-3) e volta a disputar uma semifinal do Aberto da Austrália após dois anos. O adversário do espanhol na semi será o suíço Roger Federer, que passou pelo argentino Juan Martín del Potro.

Assim como no ATP Finals em 2010, Nadal, Berdych e o árbitro Carlos Bernardes estavam em quadra nesta terça-feira e o cenário de dois anos atrás voltou a se repetir em Melbourne. Nadal discutiu com o juiz após demorar para pedir o desafio no tie break do 1º set, reclamou de Bernardes não ter paralisado a disputa do ponto e passou o restante da partida trocando olhares com Bernardes.

O placar da partida também se repetiu. Nadal novamente venceu o confronto e confirmou a freguesia de Berdych. São 14 partidas com 11 vitórias do espanhol e apenas três do tcheco, que não derrota o número dois do mundo desde 2006 no ATP de Madri. Com o jogo desta terça-feira já são dez triunfos consecutivos de Nadal contra o rival.

O 1º set da partida foi muito equilibrado. Os dois tenistas forçavam o jogo no fundo da quadra, impedindo a subida à rede. O tcheco teve a chance de fechar a primeira parcial, quando a partida estava 6-5 e teve três match points a seu favor. Porém, Nadal conseguiu virar e confirmou o seu serviço, levando a partida para o tie break.

No game de desempate, Berdych contou com uma ‘ajudinha’ do juiz de linha e do árbitro de cadeira, o brasileiro Carlos Bernardes. A bola do tcheco foi fora, porém Nadal rebateu, ameaçou continuar no ponto, mas desistiu da jogada no meio da devolução do rival.

O espanhol reclamou e queria que a jogada tivesse sido paralisada. Porém, Bernardes afirmou que na hesitação, Nadal tinha demostrando interesse em continuar na disputa do ponto. O número dois do mundo se irritou, discutiu com o árbitro e ficou contrariado com a decisão. No ponto seguinte, Berdych conseguiu um ace e fechou o tie break em 7-5 e o 1º set em 7 a 6.

A discussão no final da primeira parcial mexeu com os nervos de Nadal, que voltou para o 2º set visivelmente irritado. Ao conseguir quebrar o serviço de Berdych no 4º game, a primeira quebra do jogo, o espanhol vibrou muito e comemorou com a torcida.

Nadal teve a chance de fechar o set em 6-3, mas sofreu a quebra e viu Berdych empatar a parcial no game seguinte em 5 a 5. Em seguida, os dois confirmaram os seus serviços e novamente a decisão ficou para o tie break. Nadal abriu 4 a 1, porém permitiu que Berdych tivesse a chance de fechar em 7 a 5, mas o espanhol se recuperou e venceu o 2º set por 7-6 (8-6).

No 3º set, o árbitro brasileiro voltou a ser contestado pelos tenistas. Toda vez em que pedia um desafio, Nadal olhava para Bernardes e mostrava ainda estar contrariado pela marcação no primeiro set, enquanto que Berdych teve uma rápida ‘conversa’ com o juiz após ter o saque quebrado no 5º game, por ter tido só quatro bolas em quadra para jogar. A quebra desconcentrou Berdych. Nadal conseguiu impor seu jogo e fechou o set em 6 a 4.

O cenário se manteve no 4º set e Nadal soube aproveitar bem o mau momento do adversário e quebrou o saque do rival tcheco logo no primeiro game. Jogando com uma quebra de vantagem, Nadal conduziu a parcial e fechou o set em 6 a 3 e a partida em 3 sets a 1. 

Primeira Edição © 2011