Bolsa de Valores de São Paulo tem ganho de 0,16% na 7ª alta seguida

Ações da Petrobrás e da Vale ajudaram na valorização da bolsa paulista

24/01/2012 16:08

A- A+

Agência Estado

compartilhar:

As bolsas internacionais engataram o sinal vermelho, puxadas principalmente pela indefinição da situação grega. Mas, diferentemente de outros tempos, a Bovespa não acompanhou o exterior às cegas. As ações da Petrobrás continuaram subindo e fizeram a diferença da sessão, que ainda contou hoje com o desempenho mais firme da outra blue chip, a Vale. Assim, o índice ficou ora em alta ora em baixa, definindo seu rumo apenas no fechamento.

O Ibovespa terminou a sessão com alta de 0,16%, aos 62.486,22 pontos. Na mínima, registrou 61.667 pontos (-1,15%) e, na máxima, os 62.536 (+0,24%). Nesses sete pregões seguidos de alta, os ganhos atingem 5,64%. No mês e no ano, a elevação atingiu 10,10%.

Segundo um profissional, há uma liquidez global muito grande "à procura de bons investimentos". A Bovespa, segundo ele, se encaixa neste perfil, daí a continuidade dos ganhos nas últimas sessões, contrariando as previsões de realização de lucros.

A alta de hoje ocorreu na contramão do exterior, onde as bolsas recuaram influenciadas pela Grécia, e apesar do feriado do aniversário de São Paulo, amanhã, que deixará o mercado financeiro fechado.

No caso grego, a falta de acordo entre o governo e os credores privados azedou o humor dos investidores, que também receberam a notícia de que Portugal pode ter problemas para honrar seus compromissos. O quadro se completa ainda com balanços fracos e previsões sombrias para o crescimento econômico da Europa e mundial.

Primeira Edição © 2011