Adefal realiza campanha de prevenção a hanseníases

24/01/2012 09:09

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O serviço de enfermagem e de dermatologia em parceria com o projeto, de Inserção dos pacientes de hanseníase nos serviços de reabilitação física da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realizam no período de 25 a 27 de janeiro ações de prevenção à hanseníase.

O evento faz parte das atividades em homenagem ao dia Nacional de Prevenção a Hanseníase que será celebrado no último domingo de janeiro. Durante a programação cartazes, palestras, distribuição de folders e vídeos educativos alertarão os usuários para importância da prevenção e detecção precoce da doença.

Na sexta-feira (27) as atividades serão encerradas com o dia D de prevenção a doença e na programação às 10h uma palestra educativa ministrada pela dermatologista Ranilda Pimentel e às 14h palestra ministrada pelo terapeuta ocupacional José Gutemberg Vasconcelos responsável pelo projeto de Inserção dos pacientes de hanseníase nos serviços de reabilitação física da Adefal.

De acordo como terapeuta ocupacional José Gutemberg é importante destacar a necessidade de campanhas como essas, que além de divulgar os sintomas da doença alerta a comunidade para a necessidade precoce do tratamento.

“Hoje ainda existe um número muito grande de endemias ocultas no que se refere aos registros de casos de hanseníase no Estado, ou seja, pessoas que tem a doença e não foram diagnosticadas e muito menos tratadas. Por isso vejo de forma bastante positiva campanhas educativas como estas”, destaca Gutemberg.

O projeto, de Inserção dos pacientes de hanseníase nos serviços de reabilitação física, teve início em meados de 2008 e tem com principal objetivo garantir aos pacientes uma assistência adequada e de qualidade, possibilitando assim um acesso mais precoce aos serviços de reabilitação, evitando na maioria dos casos ocorrências de incapacidades físicas.

Atualmente o projeto, de Inserção dos pacientes de hanseníase nos serviços de reabilitação física da Adefal conta com cerca de 15 pacientes em tratamentos, os quais são acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

De acordo com presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana, o evento é de grande importância, pois tentar minimizar o grande desconhecimento e principalmente preconceito com a hanseníase. “Muitas pessoas tem vergonha de falar que estão com a doença, outras mesmo fazendo o tratamento não sabem da necessidade do tratamento de reabilitação, por isso nós que somos hoje referência no Estado no tratamento de reabilitação dos pacientes vítimas de hanseníase, temos o dever e a obrigação de realizarmos ações educativas como esta”, destacou Luiz Carlos. 

Primeira Edição © 2011