Vírus da gripe aviária: mais 1 vítima na China

Homem de 39 anos estava internado desde o dia 6 e não resistiu; desde 2003, 23 já morreram no país

23/01/2012 16:09

A- A+

Efe

compartilhar:

Um homem de 39 anos, que foi internado no dia 6 de janeiro em um hospital de Guiyang, capital da província de Guizhou, se tornou a segunda vítima fatal do vírus H5N1 da gripe aviária na China após a primeira, também outro homem no mês passado, informou nesta segunda, 23, o departamento provincial de Saúde.

O homem que morreu no dia 31 dezembro, motorista de ônibus da província de Cantão, foi a primeira vítima da gripe aviária na China em 18 meses. Segundo as autoridades de Guizhou, das 71 pessoas localizadas que tiveram estreito contato com o homem falecido neste último domingo, nenhuma desenvolveu por enquanto os sintomas da doença.

Desde 2003, morreram na China por causa do vírus H5N1 um total de 23 pessoas após contrair a gripe aviária. As autoridades de Hong Kong e China continental coordenam medidas desde que em meados de dezembro foi descoberto o vírus em frangos chineses, o que levou a sacrificar milhares de aves para evitar a expansão do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) nunca provou a transmissão entre humanos do vírus H5N1 da gripe aviária desde que se detectou em 2003 e a maioria dos infectados o foram por contato direto com aves infectadas.

Mas, segundo as autoridades das províncias onde viviam os dois recentes chineses que morreram, nenhum deles manteve contato direto com aves infectadas.

Primeira Edição © 2011