UFC no Pacaembu deixa sem prometido público recorde

23/01/2012 06:31

A- A+

UOL-Esportes

compartilhar:

Quando foi a anunciada a volta do UFC a São Paulo depois de sua passagem em 1998, criou-se uma enorme expectativa sobre qual seria o local. Inicialmente, foi noticiado que estava tudo certo para que fosse no estádio do Morumbi, mas nas últimas semanas uma reviravolta aproximou o evento do Pacaembu, o que deve ser confirmado nos próximos dias.

A festa está garantida para a maior cidade do país no próximo dia 16 de junho, mas uma promessa feita inicialmente pelo Ultimate vai ficar para trás com essa ida para o estádio municipal. São Paulo não terá mais o público recorde em um evento do UFC, que atualmente é de 55 mil pessoas da edição 129, em abril do ano passado, na cidade canadense de Toronto.

O São Paulo Futebol Clube, dono do Morumbi , não entrou de cabeça na negociação e confiou na fama dos grande eventos que o local recebe, mas a cobertura do octógono sempre foi um entrave. Vendo essa indefinição, a prefeitura de São Paulo atravessou a negociação e, com uma série de concessões, deve ficar com a realização do evento.

O UFC no Morumbi foi anunciado inicialmente pelo site Maquina do Esporte. Foi dito que o evento teria um público de até 60 mil pessoas para ver a final do reality show The Ultimate Fighter do Brasil, a revanche entre Vitor Belfort e Wanderlei Silva, além de um possível confronto entre Anderson Silva e Chael Sonnen pelo cinturão dos médios.

Com um card desse e o local certo, recorde confirmado, não? Não…

A aparente falta de interesse do SPFC abriu caminho para o Pacaembu. Na semana do UFC Rio 2, o jornal Folha de S. Paulo noticiou pela primeira vez a aproximação da prefeitura com e já deu o negócio como 85% fechado. Mas e o público? Nenhuma menção.

Nos dias seguintes, o executivo do UFC Marshall Zelaznik confirmou a informação ao portal IG e voltou a prometer público recorde, mas não devia estar completamente ciente da capacidade do Pacaembu. O estádio municipal tem, em suas arquibancadas, lugar para pouco mais de 37 mil pessoas, enquanto o Morumbi tem pouco mais de 60 mil lugares.

Além das arquibancadas, haverá público em cadeiras no gramado, mas ele deve ficar entre 10 e 15 mil lugares. Não mais que isso. Questionada pelo blog sobre a possibilidade de aumentar a capacidade das arquibancadas, a secretaria de esportes de São Paulo foi contundente: impossível, não teria como conseguir o alvará juntos aos órgãos responsáveis.

Ou seja, a conta para o recorde não fechava. Era questão de tempo para que isso fosse confirmado. E foi. Depois de ficar incomunicável por alguns dias, o secretário paulistano de esportes falou – até para minimizar a avalanche de notícias pouco favoráveis sobre o futuro evento – entrou em contato com diversos veículos para acabar com algumas dúvidas.

Então veio a notícia: o UFC em e São Paulo deve ter um público de 40 mil pessoas (15 mil a menos que o recorde). Está certo que será um grande espetáculo, com equipe de produção que montou o último show do U2, mas não será dessa vez que a cidade vai entrar para a história do Ultimate. Quem sabe na próxima?

Primeira Edição © 2011