Räikkönen volta a guiar um carro de F-1

Campeão mundial de 2007 utiliza carro da Renault de 2010 em teste de readaptação à categoria

23/01/2012 06:33

A- A+

UOL-Esportes

compartilhar:

Kimi Raikkonen retornou ao volante de um carro de F1 pela primeira vez desde o final de 2009, guiando um Renault de dois anos, em Valência, em busca de se readaptar à categoria com a Lotus.

Raikkonen chegou à pista às 9h30 no horário local e assumiu o modelo Renault R30, pintado com as cores preta e dourada da equipe. Ele usa pneus de demonstração da Pirelli e fez sua volta de instalação às 10h.

O finlandês está participando de uma sessão de dois dias destinadas à sua readaptação ao equipamento da categoria. Seu primeiro teste com o carro de 2012 será em Jerez de la Frontera, também na Espanha, no início do próximo mês.

De acordo com o termo de restrição de testes da F1, as equipes não estão autorizadas a utilizar carros atuais fora dos testes oficiais. Contudo, os carros que tem mais de dois anos de criação estão livres destas restrições – e é por isso que a Lotus pode utilizar o carro de 2010 com os pneus de demonstração.

Raikkonen correu na F1 pela última vez em 2009, quando perdeu sua vaga na Ferrari e optou por se mudar ao Mundial de Rali no ano seguinte. Ele competiu lá por duas temporadas.

No entanto, Raikkonen brevemente tentou a Nascar Truck Series no próximo anos antes de acabar aceitando um acordo com a Lotus para retornar à F1 em 2012.

Raikkonen afirmou no último mês que acredita que o maior obstáculo que enfrentará em seu retorno é a adaptação aos pneus. “Não acho que perdi velocidade. Extrair o máximo dos pneus será o mais difícil, é claro, mas não estou preocupado”, disse ao site da Lotus.

Primeira Edição © 2011