Novos diretores das escolas municipais serão empossados no próximo dia 3

Os representantes escolhidos têm mandato de quatro anos e ficarão à frente de suas unidades de ensino até 2015

23/01/2012 16:17

A- A+

Secom

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou para o próximo dia 3 de fevereiro, no Iate Clube Pajuçara, às 19h, a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores vencedores no processo eleitoral, ocorrido entre as comunidades escolares de 101 escolas da rede municipal de ensino.

Os representantes escolhidos têm mandato de quatro anos e ficarão à frente de suas unidades de ensino até 2015. A eleição ocorreu em outubro e dezembro do ano passado. Votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.

Todo o processo de eleição se deu nas próprias escolas, com a coordenação da Comissão Eleitoral Escolar, que se reporta a Comissão Eleitoral Central. O principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, disse que a transformação do processo educacional deve ser sempre democrática. “A escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão.

Primeira Edição © 2011