Maceió sedia realização de mutirão nacional de reconstrução mamária

A ação, que acontece de forma voluntária em 18 estados e no Distrito Federal, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de cerca de 2 mil pacientes que aguardam pela cirurgia na fila do SUS

23/01/2012 15:21

A- A+

Secom

compartilhar:

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vai disponibilizar em Alagoas – em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – a chance de mulheres mastectomizadas, que tiveram o seio amputado para tratamento de câncer de mama, recuperarem a autoestima. Mutiladas pela doença, essas mulheres poderão participar, entre os dias 5 e 9 de março, do 1º Mutirão de Reconstrução Mamária do País.

A ação, que acontece de forma voluntária em 18 estados e no Distrito Federal, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de cerca de 2 mil pacientes que aguardam pela cirurgia na fila do Sistema Único de Saúde. O SUS realiza a cirurgia desde 1999, por meio da rede hospitalar pública e conveniada, reconstruindo a mama, total ou parcialmente, devido à remoção de tumores cancerígenos.

Em Maceió, a triagem de pacientes será feita até o dia 31 deste mês, em quatro unidades hospitalares: no Hospital do Açúcar (às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h), Hospital Universitário (no ambulatório do Cacon, às terças-feiras, às 9h; às quartas-feiras, das 14h às 17h; e às quintas-feiras, às 15h), Unidade Rodrigo Ramalho, da Santa Casa de Maceió (às terças e quintas-feiras, a partir das 14h) e no Hospital Sanatório (às quintas-feiras, às 9h). As pacientes selecionadas serão submetidas a exames, mas só farão a cirurgia aquelas que não apresentem alterações nos exames nem estejam em processo de quimioterapia ou radioterapia.

Todo o procedimento – que inclui atendimento, exames, cirurgia, material cirúrgico, estrutura médica-hospitalar, curativos e cuidados pós-operatórios – será custeado pela Sesau, com recursos do SUS. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3241-2272 e 3338-1540 (das 14h às 18h) ou através do e-mail cirurgiaplastica.al@uol.com.br.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ressalta a importância da ação – que reforça a necessidade da prevenção contra a doença – destacando que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima para 2012 o surgimento de 52.680 novos casos de câncer de mama no País, que causa grande apreensão na população feminina, não só pela alta incidência e número de mortes, mas, especialmente, pelos efeitos psicológicos que causam a autoestima da mulher.

Somando esforços ao trabalho preventivo contra o câncer de mama realizado no estado, a SMS também deu início, no ano passado, à realização de mutirões semanais para detecção da doença nas unidades de referência do município. Desenvolvida durante todo o mês de setembro, aos sábados e domingos, a atividade promoveu o atendimento – com o exame das mamas e encaminhamento para mamografia – de uma média de 230 mulheres a cada semana. Uma nova etapa da ação já está sendo planejada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SMS para este semestre. 

Primeira Edição © 2011