Grécia publica 'lista da vergonha' com mais de 4 mil sonegadores fiscais

23/01/2012 08:56

A- A+

EFE

compartilhar:

O Ministério da Fazendo da Grécia publicou na noite de domingo uma lista com os nomes das 4.152 pessoas que devem ao Estado 14,877 bilhões de euros em impostos e multas por infrações fiscais não quitadas até o momento, informou nesta segunda-feira a imprensa grega.

Destes contribuintes, 15 devem ao Estado mais de 100 milhões de euros cada, outros 15 devem entre 50 e 100 milhões, enquanto 246 estão com dívidas de entre 10 a 50 milhões de euros.

Por meio do confisco e do leilão de bens em propriedades destas pessoas, o governo grego espera reduzir o elevado déficit público do Estado.

Porém, muitas das pessoas que estão na lista, de 170 páginas, já declararam falência ou estão presas justamente por fraude fiscal, lembrou nesta segunda o jornal 'Eleftheros Typos'.

De acordo com o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, que desde novembro vinha ameaçando divulgar a 'lista da vergonha', esta é uma das evidências do principal problema da sociedade grega, a inadimplência no pagamento de impostos.

O primeiro da lista é Nicos Kasimatis, um empresário de 57 anos, simpatizante do partido conservador Nova Democracia, com uma dívida de 952 milhões de euros e que está preso desde 2009, condenado a 504 anos de prisão por evasão e fraude fiscal.

Kasimatis coordenava em Salônica (norte do país) uma rede clandestina de empresas e inspetores de Fazenda para evadir e fraudar impostos.

O empresário entregou a um juiz os nomes dos inspetores corruptos com os quais colaborava, mas, segundo a imprensa grega, eles permanecem em seus cargos até hoje.

Outros que aparecem na lista são o ex-jogador de basquete russo Michail Misunov, que deve 600 mil euros, e Giorgos Batatoudis, antigo proprietário do clube de futebol PAOK Salônica, que possui uma dívida de 2,5 milhões de euros com o fisco grego.

Primeira Edição © 2011