Governo divulga pontos do SUS para troca de próteses mamárias

23/01/2012 12:42

A- A+

Folha Online

compartilhar:

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira uma lista de 371 serviços no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) credenciados para realizar a troca de próteses rompidas das marcas PIP e Rofil.

Segundo o ministério, todos são habilitados em cirurgia reparadora e realizam procedimentos de média e alta complexidade.

A orientação dada pelo governo, na semana passada, é para que as pacientes com implantes das marcas francesa PIP (Poly Implant Prothèse) e holandesa Rofill procurem o serviço responsável pelo implante original.

A nota diz: "O procedimento de troca dos implantes mamários na rede pública deverá ser realizado, em princípio, pelo serviço de referência onde o procedimento inicial ocorreu. Em caráter excepcional, os pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um serviço de saúde ou um Centro de Especialidades do SUS mais próximo para avaliação e o devido encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico inicial. Na saúde suplementar, as operadoras de planos de saúde indicarão os serviços da rede credenciada, cooperada ou referenciada."

Primeira Edição © 2011