Começa hoje matrícula na rede municipal de ensino

As matrículas para os novos alunos encerram na sexta-feira (27)

23/01/2012 03:25

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Os alunos novatos têm uma semana para realizar sua matrícula na rede municipal de ensino público na capital. As matrículas começam hoje (23) e terminarão no dia 27. Dia 13 de fevereiro de 2012 será o início do ano letivo.

Na semana passada, os secretários de Educação do município, Thomaz Beltrão, e do Estado, Adriano Soares, convocaram uma entrevista coletiva para confirmar o regime de colaboração, que tem como objetivo atender a todas as demandas dos estudantes que buscam as redes para realizar matrícula. A ideia é garantir o acesso desse público à educação na capital alagoana.

O secretário Thomaz Beltrão ressaltou que a iniciativa da parceria entre município e Estado só vem fortalecer o regime de colaboração que tem sido bastante importante para a cessão de imóveis e permuta de pessoal entre as redes.

Beltrão lembrou que o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou com a possibilidade de construir 59 novas escolas em Maceió para reforçar a rede pública municipal de ensino. Para que as unidades sejam construídas, a Prefeitura precisa apenas disponibilizar os terrenos para o governo federal.

Ainda segundo o secretário, dentre os projetos que já receberam a autorização do MEC está a construção de um Centro de Educação Infantil localizado num terreno ao lado do Ginásio Tenente Madalena, no Bom Parto. O Centro atenderá entre 120 e 240 crianças de zero a cinco anos de idade.

Para o secretário Adriano Soares, a parceria é importante, pois vai garantir as condições de aprendizagem dos alunos e também o acesso à educação para todos. “Sabemos que 2012 será um ano em que precisaremos passar por ajuste, e esses ajustes serão feitos para que nenhum aluno deixe de estudar ou fique sem vaga”, afirmou. Ele disse, ainda, que a expectativa da secretaria de que 9 mil pessoas realizassem a pré-matrícula foi superada, chegando a 22 mil pessoas com o cadastro confirmado.

Com a adequação de matrícula para atender a todos os estudantes que procuraram a rede estadual, que será feita entre técnicos do município e do estado, o início da fase de confirmação de vaga e agendamento foi adiada para a próxima quarta-feira (25).

Soares confirmou que o programa Ronda Escolar, lançado pelo governo do Estado recentemente, que tem, entre seus objetivos, promover o reforço do policiamento no entorno das escolas, também vai beneficiar as escolas municipais.

Primeira Edição © 2011