PM termina remoção de pessoas de área em São José dos Campos

22/01/2012 17:38

A- A+

Globo.com

compartilhar:

As cerca de 7 mil pessoas que viviam na área invadida conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos, interior de São Paulo, foram removidas da região no início da noite deste domingo (22), informou a Polícia Militar. Segundo o capitão da PM Antero Alves Baraldo, 18 pessoas foram detidas na ação de reintegração de posse e uma ficou ferida. Oito carros foram incendiados.

O oficial afirmou que os trabalhos da PM terminaram às 18h –duas horas antes do previsto. “O processo de retirada é mais complexo, pois envolve a visita de casa em casa com a presença de um oficial de Justiça. A gente retira o morador, que é encaminhado para o ponto de cadastramento da Prefeitura”, disse o coronel da PM Manoel Messias Mello, responsável pela operação.

Segundo a polícia, a maioria dos moradores saiu de forma pacífica da região. “A gente enfrentou mais resistência fora do Pinheirinho”, disse o oficial. Entre os oito carros queimados está uma unidade móvel de jornalismo da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba.

O efetivo da polícia na ação foi de 2 mil homens, recrutados de cidades vizinhas e de São Paulo. Cerca de 220 veículos, um carro blindado e dois helicópteros Águia, além de 40 cães e 100 cavalos, também participaram da operação. Segundo o capitão Baraldo, os policiais irão permanecer na região até segunda-feira (23), fazendo a segurança, para evitar uma possível nova invasão.

Em entrevista coletiva realizada durante a tarde, porta-vozes da corporação informaram que a PM chegou por volta das 6h à região e que às 6h40 já dominava todos os pontos de entrada do Pinheirinho, que abrigava cerca de 1,6 mil famílias.

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos afirmou que, até as 14h30 deste domingo, assistentes sociais atenderam 235 famílias, totalizando cerca de 900 pessoas. Desse total, 120 famílias estão de mudança para outros endereços na cidade, 56 estão em abrigos temporários e 54 foram encaminhadas para alojamentos.

A administração municipal acrescentou que forneceu passagens para outras quatro famílias, que seguirão para suas cidades de origem. A nota da Prefeitura acrescenta que todos “receberam alimentação, apoio social e apoio para transporte e guarda de seus móveis e utensílios”.

Presos
Ao todo, 18 pessoas foram presas na ação. Segundo a PM, todos eram moradores ou ativistas ligados a movimentos contrários à desocupação. Eles tentavam impedir o avanço das tropas com barricadas nas principais vias de acesso da área. Os presos foram levados ao 3º Distrito Policial de São José dos Campos.

A polícia também informou que localizou algumas armas brancas dentro de casas no Pinheirinho. “Foram lanças improvisadas, como facas amarradas em pedaços de pau, paus com pregos na ponta e coisas do tipo”, disse o coronel César Augusto Morelli, que comanda o policiamento de choque da PM.

Conflito entre juízes
Uma oficial de Justiça foi até a ocupação, por volta das 11h, entregar uma decisão do juiz federal de plantão Samuel de Castro Barbosa Melo, que suspende a ação. A ordem era direcionada aos comandos da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal. Segundo a oficial, quem recebeu o documento foi o juiz estadual Rodrigo Capez, que acompanha a reintegração.

Ainda de acordo com a oficial de Justiça, Capez disse que há um "conflito de competências" e que não vai acatar a ordem da Justiça Federal. Ele manteve a desocupação do assentamento.

Na noite deste domingo, o Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou a ordem proferida pelo presidente do TJ, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, a respeito do caso Pinheirinho. Segundo ele, a decisão da 6ª Vara Cível de São José dos Campos que determinava o cumprimento da reintegração de posse “somente pode ser suspensa por ordem deste Tribunal de Justiça, do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal”.

“Então, o ato judicial concorrente do Tribunal Regional Federal não tem qualquer efeito para esta Justiça do Estado de São Paulo, que é absolutamente independente e não tem relação com aquele outro ramo do Judiciário”, disse o desembargador.

Ferido e socorridos
De acordo com a Prefeitura de São José, um homem foi baleado em confronto com a Guarda Civil no momento em que tentava invadir um ginásio poliesportivo no Campo dos Alemães. Ele passou por cirurgia no Hospital Municipal e seu quadro era considerado estável. O centro é onde tendas foram montadas para que o moradores sejam encaminhados ao sair das casas.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, duas pessoas foram atendidas em estado de choque na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo dos Alemães. Elas estavam nervosas, mas sem ferimentos.

Invasão
O terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados foi invadido há 8 anos e pertence à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas. No local vivem cerca de 1.600 famílias, cerca de 5.500 pessoas, segundo o censo da Prefeitura. Com o tempo, o Pinheirinho se tornou um bairro, com comércios e igrejas.

* (Com informações do VNews)
 

Primeira Edição © 2011