Santos fica no empate com o XV de Piracicaba

Alan Kardec abre o marcador para o Peixe no primeiro tempo mas André Cunha, de pênalti, decreta a igualdade. Times perderam muitos gols

21/01/2012 20:15

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

No duelo entre os atuais campeões paulistas das Séries A-1 e A-2, os 11.806 torcedores que foram ao estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, foram premiados com um jogo bastante movimentado entre XV e Santos. Belas jogadas, muitas chances de gol criadas, bolas na trave e, no fim, um justo empate por 1 a 1. O Peixe, que atuou com os seus reservas, abriu o marcador com Alan Kardec no primeiro tempo e esteve com a vitória nas mãos até os 45 minutos da etapa complementar, quando André Cunha, em cobrança de pênalti, fez a alegria do time da casa.

Na quinta-feira, o Peixe, ainda representado por sua equipe B, receberá a visita do Ituano, em duelo que será realizado no Anacleto Campanella, em São Caetano, já que o gramado da Vila passa por reformas. Na quarta, o XV visitará o Botafogo, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

De um lado, um time que voltava a disputar um jogo da elite do estado e tinha o apoio de sua torcida, que compareceu em grande número ao estádio Barão de Serra Negra. Do outro, um time reserva, que não tinha nem o treinador no banco de reservas. Dessa maneira, o XV de Piracicaba começou a partida encurralando o Santos. Aos quatro minutos, Alex Cazumba, lateral revelado pelo São Paulo, fez grande jogada pela esquerda, foi ao fundo e cruzou na medida para Paulinho, que cabeceou à esquerda de Aranha, com muito perigo. Aos oito, Vinícius Leite, em jogada individual, arriscou de fora da área. A bola desviou no lateral Emerson e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Toninho, de cabeça, quase marcou.

Passado o ímpeto inicial do time da casa, o Santos, mesmo sem entrosamento, começou a se organizar em campo. Aos 13, o time deu o primeiro susto com Felipe Anderson, que só não marcou porque foi travado pelo zagueiro Diego Borges na hora do chute. A marcação do Peixe encaixou e, sem alternativa, os beques do XV eram obrigados a fazer a ligação direta para o ataque, o que facilitava as coisas para os defensores santistas. Na parte ofensiva, aos poucos, Rentería e Alan Kardec começaram a se destacar. O primeiro, aos 26, acertou o travessão adversário em chute de fora da área.

Aos 32, o melhor momento da equipe visitante se refletiu no marcador. Ibson deu belo passe para Maranhão, que foi ao fundo e cruzou na medida para Alan Kardec que, livre de marcação, teve tempo de dominar no meio da área, ajeitar e bater de pé direito, no canto esquerdo de Gílson, que nada pôde fazer: Festa da torcida do Peixe na casa do adversário e 1 a 0 no placar. Ainda na primeira etapa, o juiz Thiago Duarte Peixoto cometeu um erro grave ao não expulsar o atacante Rentería, que, após sofrer falta do zagueiro Toninho, deu uma cotovelada no adversário.

O segundo tempo ganhou em emoção em Piracicaba. Em desvantagem, o XV voltou com tudo. Apoiado por sua torcida, o time assustou pela primeira vez em chute de Alex Cazumba para fora. No minuto seguinte, Diego Borges, de cabeça, acertou a trave de Aranha, após cobrança de escanteio. O Peixe respondeu aos 11, em grande jogada de Anderson Carvalho, que chapelou um adversário, tocou para Alan Kardec, recebeu de volta e, de pé direito, bateu por cima do gol adversário. Aos 16, o técnico Moisés Egert resolveu dar mais força ao ataque com a entrada do argentino Gustavo Savóia na vaga do meia Anaílson, que saiu de campo aplaudido pela torcida.

O Peixe, aos 19, quase marcou o segundo com Felipe Anderson, que cobrou falta da entrada da área e exigiu grande defesa de Gilson. Aos 23, o XV perdeu sua melhor chance na partida: Paulinho invadiu a área, bateu cruzado e exigiu bela defesa parcial de Aranha. Na sobra, Vinícius Simon foi afastar o perigo e chutou em cima de Bruno Rodrigo. A bola, então, sobrou livre para Vinícius Rei, que fez o mais difícil e chutou por cima do gol. No lance seguinte, Anderson Carvalho quase fez o segundo do Peixe em chute de fora da área que explodiu na trave esquerda do adversário.

Aos 30, Tata mexeu duas vezes no Santos. Saíram Emerson e Tiago Alves e entraram Crystian e Tiago Luis. Nos últimos 15 minutos, em melhor estágio físico que o Peixe, o XV partiu para o tudo ou nada. O esforço foi premiado aos 44, quando Crystian cometeu pênalti infantil em cima de Paulinho. Na cobrança, André Cunha deslocou Aranha, bateu no canto esquerdo e decretou o justo empate no marcador.
 

Primeira Edição © 2011