No sufoco, Corinthians vence de virada o Mirassol

Timão joga mal e só consegue fazer 2 a 1 aos 43 minutos da etapa final, com um jogador a mais. Elton entra, marca e coloca pressão em Adriano

21/01/2012 19:59

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

Sofrer deixou de ser um problema para a torcida do Corinthians. Além da chuva que castiga São Paulo no verão, os pouco mais de 16 mil alvinegros que foram ao Pacaembu, neste sábado, tiveram de ver uma atuação bastante discreta de seu time. Mas, no fim, o temporal e algumas vaias ao longo de 90 minutos valeram a pena. Com um futebol bem abaixo de quem conquistou o título brasileiro em dezembro, o Timão suou para vencer o Mirassol por 2 a 1, de virada, na estreia no Campeonato Paulista.

Xuxa abriu o placar para o clube do interior ainda no primeiro tempo diante de um Corinthians desatento na defesa e pouco produtivo no ataque. Com o volante adversário Alex Silva expulso, o Timão só conseguiu reagir nos minutos finais. Elton empatou e Dezinho, contra, deram o primeiro triunfo do ano à equipe de Tite.

O Corinthians volta a jogar na quarta-feira, contra o Guaratinguetá, às 22h, no Vale do Paraíba. No mesmo dia, às 17h, o Mirassol recebe o Guaratinguetá.

Não foi o primeiro tempo digno de um campeão brasileiro. A falta de ritmo pode ter pesado, mas o Corinthians esteve abaixo de repetir o desempenho que lhe deu o título nacional em 2011. O entrosamento, arma da equipe para o início de temporada, foi facilmente anulado pelo Mirassol, muito eficiente na defesa e perigoso nos contra-ataques.

As falhas da defesa corintiana apresentadas na derrota por 1 a 0 no amistoso contra a Portuguesa, na última quarta-feira, voltaram a aparecer. Para forçar a marcação ofensiva no campo do adversário, Tite adiantou bastante suas peças e deixou a defesa exposta.

Malaquias só não abriu o placar logo no início graças a uma grande defesa de Julio Cesar.

Aos 28, porém, Fábio Santos só olhou Xuxa desviar de cabeça na pequena área e fazer 1 a 0.
Nem a desvantagem acordou o Corinthians. O esquema 4-5-1 do Mirassol travou qualquer tentativa do Timão de colocar velocidade na partida. Alex também pouco apareceu para construir, deixando Liedson e Emerson isolados entre tantos jogadores de amarelo. O máximo que o Alvinegro conseguiu foi um chute forte de Willian à esquerda de Fernando Leal. E foi só.

Mudança na etapa final

Tite tentou dar mais velocidade ao Corinthians no segundo tempo com a entrada de Jorge Henrique no lugar de Willian. A mudança pouco efeito surtiu. Praticamente sem falhas na marcação, o Mirassol continuou anulando as principais opções do Timão. Alex conseguiu assustar em cobrança de falta e chute de longe que Fernando Leal espalmou. Emerson também parou no goleiro ao tentar driblá-lo e bater pressionado.

A má atuação irritou a torcida e deixou a equipe nervosa. Alessandro passou a errar em demasia, ouviu vaias e foi substituído por Danilo. Jorge Henrique passou a atuar como lateral-direito. A esperança de uma reação surgiu quando Alex Silva, que já tinha cartão amarelo, foi expulso, aos 23 minutos.

No desespero, Tite sacou o zagueiro Paulo André e colocou o centroavante Elton para tentar sufocar o adversário. Deu certo. Em uma das primeiras vezes que tocou na bola, aos 30 minutos, o atacante recebeu passe de Liedson na área e chutou forte, acertando o canto esquerdo do goleiro.

A pressão continuou e só teve resultado aos 43. Alex disparou pela esquerda e cruzou rasteiro. Dezinho tentou cortar antes que a bola chegasse em Liedson e fez contra. Explosão corintiana no Pacaembu, com uma vitória magra que não mascara os erros da equipe, mas garante o objetivo traçado de largar no Paulistão já com três pontos na tabela.


 

Primeira Edição © 2011