Agricultores do Sertão recebem equipamentos e implementos agrícolas

Entrega aconteceu nesta sexta-feira, em Mata Grande; ação vai beneficiar produtores rurais de 20 associações

21/01/2012 08:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, participaram, nesta sexta-feira (20), da solenidade de assinatura de convênios e termos de cessão de equipamentos, máquinas e implementos agrícolas para agricultores de 29 associações dos municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi. As instituições são beneficiadas pelos programas de desenvolvimento da agricultura de Alagoas e estão inseridas no Programa Território da Cidadania, do governo federal. A solenidade contou com a presença de vários agricultores e aconteceu no Mercado Público de Mata Grande.

Os recursos para a compra dos equipamentos, no valor de R$ 968 mil, foram liberados por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e serviram para a compra de caminhão, batedeiras de cereais, máquinas forrageiras e alicates de castração para ovinos e caprinos. O maior objetivo da entrega dos materiais é promover e implementar a autogestão do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais, aumentando e dinamizando a economia e a autonomia das associações nas atividades do campo exercidas diariamente.

A finalidade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, é o fortalecimento da atividade agrícola dos agricultores da região sertaneja e a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas produzidos pelos pequenos produtores da agricultura familiar e do manejo de animais.

Durante o discurso, o governador Teotonio Vilela afirmou que uma das suas metas prioritárias desde que assumiu o governo de Alagoas é fortalecer o pequeno agricultor. Ele ressaltou sua ligação com o povo do Sertão.

“Eu nasci em Viçosa, na Zona da Mata de Alagoas, mas desde cedo aprendi a respeitar e admirar o povo sertanejo. Por reconhecer a luta desse povo, que ficou marcante na minha vida, quando assumi a Comissão da Seca, no Senado Federal, fiz a promessa de dedicar a minha atividade política para melhorar a vida dessas pessoas. Naquele período, em 1986 e 1987, quando o Nordeste sofreu com uma das suas maiores secas, visitei todos os estados e presenciei o drama dos sertanejos nordestinos”, disse.

O governador ainda citou as ações já desenvolvidas para o homem do campo. “Trouxemos vários projetos e programas, como os programas do Leite, o Mais Ovinos, os bancos de sementes, a distribuição de sementes para o plantio e uma série de outras ações que visam levar ao sertanejo, ao homem do campo, as condições de sobrevivência, pois o homem que vive da sua terra, que vive do suor derramado na terra, merece o nosso respeito e o nosso apoio. Eu não nasci no Sertão, mas me sinto um verdadeiro sertanejo”, afirmou Teotonio Vilela.

Parceria

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas, Gilberto Coutinho, confirmou o interesse do governo federal em reforçar as parcerias de projetos com o Governo de Alagoas. Ele ressaltou a postura do governador Teotonio Vilela.

“Aprendi a respeitar o governador Teotonio Vilela no período em que estive à frente da Superintendência do Incra em Alagoas, quando conheci sua forma republicana de ser. Sou integrante e tenho militância em um partido diferente do partido do governador Teotonio Vilela, mas, mesmo assim, ele sempre me apoiou e trabalhou em conjunto para que pudéssemos encaminhar as demanda do Incra em Alagoas. Eu, que assumi recentemente a delegacia federal do MDA em Alagoas, quero continuar a parceria e já recebi da presidenta Dilma Rousseff a orientação de ajudar em todas as suas demandas no Ministério do Desenvolvimento Agrário. O senhor é o representante legítimo do povo alagoano e quero manter o trabalho que vem dando certo”, disse.

Já o presidente da Central Estadual das Associações de Agricultores Familiares (Ceapa), Genivaldo Vieira, destacou a importância da doação dos equipamentos para os pequenos agricultores do alto Sertão de Alagoas.

"Somente quem vive da agricultura sabe a importância desses equipamentos que estamos recebendo do Governo do Estado. Agora, o pequeno agricultor vai poder plantar e colher com mais condições de vender os seus produtos, pois antes nossa produção era prejudicada pela falta de máquinas e equipamentos. Para se ter uma ideia, a máquina que vai beneficiar o milho e feijão vai acabar com o trabalho manual que era feito por muitos homens. Não teremos mais os homens e mulheres batendo o feijão, no meio do sol, com porretes, que terminava fazendo que o nosso produto fosse vendido com pouca qualidade e, com isso, a preço muito baixo”, expôs.

Ele acrescenta que os equipamentos ainda vão ajudar em outros aspectos. “Teremos ainda caminhão para o transporte dos produtos e outros equipamentos que vão ajudar a gente no dia a dia. Agora, vamos produzir muito mais e ganhar um pouco mais de dinheiro e, com isso, tenho certeza que a vida do homem do campo vai melhorar", garantiu Genivaldo Vieira.
A solenidade de entrega ainda contou com as presenças do senador Benedito de Lira; do deputado estadual Inácio Loiola; do secretário de Agricultura, Jorge Dantas, o superintendente da Conab, Eliseu Barbosa, e do presidente da Federação dos Agricultores (Fetag), Genival Oliveira, além de agricultores, lideranças sindicais, prefeitos da região do Sertão e dirigentes de entidades ligadas à agricultura em Alagoas. 

Primeira Edição © 2011