Em Alagoas, 25% dos segurados do INSS são aposentados por idade

A maioria desses beneficiários é do feminino

20/01/2012 07:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

De acordo com os dados de dezembro de 2011, o Estado de Alagoas possui um quantitativo de 115.877 aposentados por idade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este total representa 25% dos de 454.774 beneficiários do Estado. E a maioria desses aposentados (61,88%) é do feminino.

No ano passado, foram concedidos 9.567 benefícios deste tipo no Estado, que totalizam R$ 5,5 milhões anuais. A cada mês, cerca de 1.500 segurados solicitam ao INSS em Alagoas a aposentadoria por idade. Mas, apenas um terço preenche os requisitos necessários para que seja concedido o benefício. A maioria tem a idade, mas não tem contribuição ou não possui o tempo mínimo exigido.

Tem direito a aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 180 contribuições mensais, o equivalente a 15 anos.

Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens e a partir dos 55 anos, mulheres. Não é exigida a contribuição desses trabalhadores. Eles precisam somente comprovar, com documentos, 15 anos de atividade rural.

Os trabalhadores que deixaram de contribuir para a Previdência Social, mas que possuem o tempo mínimo para este benefício, podem solicitá-lo quando atingirem a idade requerida, pois a aposentadoria por idade não exige a manutenção da qualidade do segurado, conforme a Lei 10.666, de 2003.

Ao completar a idade e o tempo de contribuição o trabalhador pode agendar, pelo telefone 135, dia, hora e qual a agência onde será atendido.

No ato do atendimento, a agência emite um extrato da vida laboral do segurado e, se houver concordância do cidadão quanto às informações, a aposentadoria é concedida na hora. O benefício é pago a partir da data do agendamento.
 

Primeira Edição © 2011