Eletrobras ordena corte para 10 prefeituras

20/01/2012 15:12

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Eletrobras Distribuição Alagoas irá executar dez ordens de serviço para corte do fornecimento de energia elétrica a prédios públicos de prefeituras, a partir de segunda-feira (23). Desses municípios, oito estão sendo notificados e negativados no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), já nesta sexta-feira (20). Em dezembro, a dívida consolidada no Poder e Serviço Público, classes nas quais se enquadram as prefeituras, ultrapassava R$ 30 milhões.

Em Alagoas, das 102 prefeituras, 61 estão adimplentes, 28 em negociações e 13 ainda possuem débito. Desde setembro de 2011, a Eletrobras tomou diversas iniciativas de incentivo aos pagamentos e quitações de dívidas para todas as classes de consumo.

Especificamente para o Poder Público Municipal foram feitos acordos intermediados pelo Tribunal de Justiça, junto ao Consórcio intermunicipal de Gestão da Iluminação Pública (Cigip) e lançada a Campanha de Incentivo à Adimplência, com ampla divulgação na mídia. Para quem não procurou negociar, a Eletrobras tem efetuado a negativação junto ao Cadin e, buscado cassar as liminares que impedem a realização da suspensão do fornecimento de energia ou a negativação do crédito.

A Eletrobras fornece energia elétrica para um universo de 915 mil consumidores alagoanos. Diante das negociações celebradas durante a campanha de incentivo à adimplência, realizada em 2011, a distribuidora conseguiu reduzir significativamente o montante de dívidas do Poder Público. Mas, em todas as classes, ainda persiste um passivo da inadimplência que soma mais de R$ 215 milhões.

As principais classes devedoras são Industrial: 34% (73 milhões), Residencial: 20% (43 milhões), Rural: 18% (39 milhões), Comercial: 14% (30,4 milhões), Poder Público: 8% (17 milhões), Serviço Público: 6% (13 milhões).

Primeira Edição © 2011