Arte e culinária marcam a Feira dos Municípios Alagoanos

20/01/2012 15:30

A- A+

Rone Barros - estagiário

compartilhar:

A sexta edição da Feira dos Municípios Alagoanos, realizada e coordenada pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), no Centro de Convenções, em Jaraguá, chega ao segundo dia de exposição dos 83 municípios do estado. Apresentações culturais e homenagens aos patrimônios vivos de Alagoas são exibidas durante o evento.

A cidade de São Miguel dos Campos, zona da mata alagoana, participa de mais uma edição da Feira. O stande ecologicamente correto possui trabalhos da artista Rosi Santos que há 15 anos trabalha com painéis de retalho reciclado. O objetivo é conscientizar os visitantes da responsabilidade ecológica com o planeta.

De acordo com Ronikson Souza, 27 anos, presidente da Associação Mundo das Artes, São Miguel dos Campos participa de todas as edições da feira, trazendo esculturas, bordados, gastronomia do município além de quadros feitos por ele. A associação tem 550 associados e tem apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos e da Secretaria de Ação Social.

O município de Capela em sua quarta participação é representado pela Associação das Bordadeiras entre outros grupos de artesãos inspirados no tema do evento ‘Arte com as Mãos’. Arte que Verônica Teles produz ao transformar papelão em porta-retratos, embalagens para presentes e artigos para decoração.

A presidente da Associação das Bordadeiras, Luciana Almeida juntamente com 30 associadas e donas de casa que se identificam com o bordado, transformam retalhos em pecas de alto requinte. Luciana se diz ansiosa em relação à movimentação do evento.

“Acertaram ao escolher o mês de janeiro para realizar a feira, mas está com movimento mais fraco em relação ao ano passado. Acho que é devido à realização de outra feira aqui em Maceió. Mas estou confiante que no terceiro dia o movimento irá melhorar”, esclareceu.

O stande da cidade de Viçosa é destaque a parte por mistificar história e arte. No quesito de cultura não deixa nada a desejar. A criação de um próprio tema que ressalta o orgulho ao filho ilustre Teotônio Brandão Vivela, evidencia o orgulho emblemático dos viçosenses.

A secretária de Cultura e Turismo de Viçosa, Karina Padilha Rebelo, trouxe na homenagem a Vilela um atrativo para exercitar os sentidos dos visitantes. “ Nossa arte é para ver, comer e ouvir. Não poderíamos deixar de homenagear esse grande homem [Teotônio] de importância nacional. Vínhamos planejando essa homenagem e agora conseguimos executar”, afirmou.

No stande é possível degustar cachaças envelhecidas em barris de carvalho, licores, e o autêntico queijo de viçosa. A exposição ainda conta com um acervo da história da cidade, esculturas, quadros e singeleza, um tipo de bordado tombado como patrimônio da humanidade.

Viçosa participa das apresentações culturais com reisado e a banda Afro Gurgumba, reafirmando as raízes negras. “ Foi nas matas de viçosa que zumbi morreu”, lembrou a secretária. Viçosa tem um rico acervo histórico e arquitetônico e lindos cenários naturais, reforçando o título Princesa das Matas. Cidade de músicos, poetas, políticos e escritores. Filhos ilustres que levou a cidade ser batizada como berço do folclore alagoano.

A Feira dos Municípios Alagoanos teve início nesta quinta-feira (19) e vai até o próximo domingo (22). 

Supervisão: Thayanne Magalhães

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011