Crianças e idosos precisam de cuidados especiais no verão

19/01/2012 14:41

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As crianças e os idosos são mais vulneráveis à desidratação, por isso pais e cuidadores devem caprichar, principalmente durante o verão, na oferta de líquidos como água, suco de frutas, água de coco, chás e leite. A ingestão de refrigerante deve ser controlada, pois a bebida não contém nutrientes e é rica em açúcar e produtos químicos.

De acordo com a nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Emília Wanderley, os idosos apresentam diminuição do mecanismo da sede, por isso não costumam pedir água. “A ingestão de líquidos e de alimentos ricos em água deve ser frequente, principalmente nos dias de temperatura elevada que leva a uma perda acentuada de líquidos”, recomendou.

A especialista chama a atenção para o consumo de frutas e legumes nos dias mais quentes. “Vivemos num país tropical, com riqueza de cores e sabores de frutas, legumes e verduras. Vegetais da época têm preços mais acessíveis. Precisamos aproveitar as frutas ricas em vitamina C para um suco geladinho de goiaba, caju, cajá, acerola, laranja, abacaxi e limão. O ideal é tomar, no mínimo, oito copos de líquidos ao dia”, destacou Emília Wanderley.

A busca da qualidade de vida através da alimentação requer mudança de hábitos que embora simples, ainda encontra certa resistência por parte da população. “É importante evitar alimentos com sal em excesso, pois favorecem a sede excessiva, além de serem prejudiciais à pressão arterial”.

No verão, também é recomendado evitar frituras e alimentos com alto teor de gorduras, como feijoada, sarapatel, buchada e rabada, devido à dificuldade de digestão. “Podemos substituir as frituras por petiscos assados, que também podem ser deliciosos. Especialmente o peixe, rico em proteínas e ômega-3, que contribui para a saúde cardiovascular. Sempre é bom lembrar que o álcool, caso seja consumido, deve ser com moderação”, orientou a especialista.

“O grande perigo dos alimentos consumidos na praia é o risco de contaminação. Em se tratando de ambulantes, principalmente, não se tem certeza da procedência e das condições de manipulação. Ficar atento às condições de armazenamento é primordial, observando se os alimentos estão devidamente acondicionados ou expostos a céu aberto e em que condições estão armazenados”, explicou Emília Wanderley.

Desidratação

O aumento da transpiração ou diarreias e vômitos provocados pela ingestão de alimentos contaminados são os principais fatores que provocam a desidratação durante o verão. A perda de líquidos e sais minerais do corpo pode se agravar, por isso precisa ser evitada com a ingestão constante de água ou suco, preferência por locais arejados e com sombra e uso de roupas leves.

O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação. Ele deve ser feito misturando uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal em um litro de água. Deve-se oferecer à pessoa desidratada à vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarreia. 

Primeira Edição © 2011