Protesto contra lei antipirataria dos EUA reúne mais de 10 mil sites

18/01/2012 04:38

A- A+

SRZD

compartilhar:

Um protesto contra a lei antipirataria que está em discussão no Senado dos Estados Unidos reúne mais de 10 mil sites nesta quarta-feira. A versão em inglês da enciclopédia colaborativa on-line, Wikipédia, saiu do ar às 3h (horário de Brasília). O Google, Facebook e Amazon também podem interromper o acesso aos seus serviços para participar da manifestação, de acordo com a "Fox News".

Na página inicial da Wikipédia, um comunicado afirma que o Congresso norte-americano está considerando uma legislação que poderia prejudicar a internet livre e aberta. Já no Google, a mensagem destaca " diga ao Congresso que não censure a internet".

A SOPA, da sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria online, em livre tradução), tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país, como Disney, Universal, Paramount e Warner Bros, para evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos de graça via web.

Segundo o projeto, os sites seriam responsáveis pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sendo que as penas incluem o fechamento do portal e até cinco anos de prisão para as empresas que não encontrem meios para impedir a pirataria.

Primeira Edição © 2011