Mutirão constrói parque infantil para Escola Itinerante em Atalaia

18/01/2012 12:07

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Foi construído nesta terça-feira (17/01), o parque infantil da Escola Itinerante Rosa Luxemburgo, no acampamento São José em Atalaia-AL. Para a construção do espaço, foi convocado um grande mutirão entre os militantes do movimento que rendeu uma manhã inteira de muito trabalho. Fruto do trabalho coletivo, o parque construído com materiais reaproveitáveis é mais uma alternativa de educação e lazer para as crianças acampadas da região.

Em três anos de existência, a Escola Itinerante Rosa Luxemburgo vem proporcionando educação de qualidade às crianças do acampamento. A construção do parque infantil para o fortalecimento e crescimento da escola fortalece a educação no campo, o que é central para o MST.

Enquanto o mutirão acontecia na frente da Escola Itinerante, as crianças participavam de uma manhã repleta de descobertas e diversão. Contando com a participação das arte-educadoras Érica e Daiane, as crianças puderam conhecer um pouco mais do nome que a escola leva. Com brincadeiras, contação de história, desenhos e outras atividades, as crianças conheciam a partir de então um pouco mais de Rosa Luxemburgo.

Seja pelo momento afetivo que apresentava uma de suas frases mais marcantes "Quem não se movimenta não sente as cadeias que o prendem" ou pela história contada de uma Rosa que conseguiu salvar seu jardim dos ataques de um fazendeiro, todos saíram daquela manhã com a certeza de que levavam um pouco de Rosa dentro de si.

Após as atividades com as arte-educadoras, as crianças seguiram rumo ao parquinho, que já finalizado foi tomado pela animação e euforia de todos. Rebeca, acampada de 8 anos, com um sorriso no rosto não escondeu a surpresa ao ver o parquinho concluído. "Não imaginava que fosse ficar tão legal e tão bonito", disse logo se preparando para mais uma brincadeira na gangorra com as amigas.

As crianças ainda realizaram uma reunião para organizar o novo espaço e ficou claro o compromisso e a responsabilidade de cuidar do novo bem do acampamento.

FOTOS: www.flickr.com/mst_alagoas

Primeira Edição © 2011