Feira dos Municípios começa quinta-feira

6ª edição do evento será de 19 a 22 de janeiro e trará homenagens aos artesãos

18/01/2012 05:58

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Está quase tudo pronto para a 6ª. edição da Feira dos Municípios Alagoanos, que acontece de 19 a 22 de janeiro, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Consolidado no calendário turístico do Estado, o evento dará aos visitantes uma noção da diversidade cultural e artística de Alagoas, além de fomentar o comércio local em plena alta temporada turística. São esperados mais de 200 mil visitantes.

A abertura festiva será às 17.30 e logo em seguida haverá a posse do novo presidente da entidade, Palmery Neto que irá substituir Abrahão Moura e visitação aos estandes pelas autoridades.

Realizada pela Associação dos Municípios Alagoanos - AMA - em parceria com o IBCOM, a Feira tem o objetivo de criar oportunidades de negócios, além de promover intercâmbio entre os municípios, a divulgação do Estado e gerar emprego e renda para pequenos artesãos, empreendedores, associações e cooperativas.

Toda a logística da feira está sendo revista para facilitar o acesso e as compras. A AMA também está em contato com todo o trade turístico e agências de receptivo para que a Feira entre na rota de passeios no período de 19 a 22 de janeiro. Pela primeira vez o evento acontece em janeiro, justamente para intensificar a divulgação junto aos turistas.

Homenagem

Com o tema “Arte com as Mãos”, o evento homenageará os mestres artesãos, que trançam a palha, esculpem a madeira e dão forma a arte alagoana em sua grande diversidade.

O artesão miguelense Cícero Eugênio, de 60 anos, que talha esculturas com tamanho natural em troncos de jaqueira, se orgulha em ser um dos expositores no estande da Prefeitura de São Miguel dos Campos. Ele prefere material reflorestado. “É uma madeira maleável e de boa qualidade, uma árvore frutífera e sem leis que restrinjam o corte para produção de minhas obras”, explica.

Ainda segundo o escultor, o evento é uma oportunidade para apresentar outras atrações que o Estado possui, além das belezas naturais. “Alagoas precisa ser conhecida pelo que tem de melhor. Temos grandes artistas em nosso estado e isso precisa ser mostrado”, declarou o artesão.

Considerando a beleza própria de cada região participante, também será promovido durante o evento um concurso onde será eleita a Miss Municipal. São esperadas cerca de 30 candidatas que concorrerão ao título.

O Governo do Estado também apóia a iniciativa por acreditar nela como um grande instrumento de divulgação. Para a Secretária Estadual Danielle Novis, representa uma grande vitrine do que é o Estado. “É o momento de mostrar não só para o turista, mas para o próprio alagoano que está no período de férias, a gastronomia, o artesanato e o potencial turístico de todo os municípios”, concluiu Danielle.

Primeira Edição © 2011