Aplicativo para celular identifica locais hostis para gays

18/01/2012 18:43

A- A+

Terra

compartilhar:

Um novo aplicativo para smartphones apresentado nesta quarta-feira permitirá localizar no mapa da Bélgica os locais onde costumam ocorrer agressões verbais ou físicas contra homossexuais e lésbicas. A iniciativa, lançada pela empresa de publicidade Famous e pelo coletivo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) Outrage!, permitirá aos usuários de iPhone e Android situar no Google Maps o lugar exato da agressão e a descrição do ataque.

As denúncias apresentadas pelas vítimas de insultos ou ataques físicos ficarão imediatamente visíveis no mapa, segundo os responsáveis pela iniciativa. "A comunidade gay adora a Bélgica, mas esse amor nem sempre é correspondido. Muitas vezes sem nenhum motivo. E para resolver esse problema, as pessoas precisam saber o que acontece e onde", detalha o site do projeto. De acordo com o Outrage!, seis de cada dez pessoas desse coletivo foram agredidas verbalmente, 20% recebeu ameaças e uma de cada dez foi vítima de uma agressão física.

As vítimas são em geral reticentes a apresentar uma denúncia, o que, segundo o coletivo dá uma falsa imagem da situação e faz pensar que a gravidade do problema é menor do que a realidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente através da Apple Store e Android utilizando "bashing" como termo de busca.
 

Primeira Edição © 2011