Crescimento imobiliário no Nordeste exige maior profissionalismo

17/01/2012 07:50

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com a crise americana de 2008, o Brasil se tornou alvo de investimentos de construtoras brasileiras e estrangeiras. Por isso, o mercado imobiliário brasileiro se mantém num momento bastante positivo, tanto para investidores como para compradores. O acesso ao crédito têm tornado a compra de um novo imóvel mais acessível para consumidores com rendas variadas.

As previsões para o Nordeste são otimistas, pois se destacará no mercado imobiliário fora do eixo Rio-São Paulo, nos próximos anos. Segundo o IBGE no primeiro trimestre de 2010, a Bahia ficou em terceiro lugar entre os líderes do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nordestino com 6,4%, ficando atrás apenas de Ceará e Pernambuco, ambos com 8,4%. A renda salarial das famílias da região nordestina tem aumentado no mesmo ritmo, por causa das novas oportunidades de emprego em diferentes setores. As construtoras e incorporadoras estão investindo em programas populares de casa própria e também em construções de padrões médio e alto.

De olho neste mercado, a Akamines Negócios Imobiliários Ltda, empresa cujo objeto é facilitar todo o trâmite burocrático na área imobiliária, e que já atua no nordeste, inicia novo serviço na região, com treinamento para construtoras e empresas do ramo imobiliário. “O curso será feito em formato de palestra, com apresentação de slides e material didático, faremos um apanhado geral sobre o crédito imobiliário: historia, origem dos recursos, tipos de financiamento, informações dos produtos oferecidos pelos Bancos, passo a passo do processo de repasse. Se necessário, além do treinamento, poderemos montar para as construtoras e empresas um fluxo de processo para ajudá-los no dia a dia.”, conta Daniele Akamine, diretora da empresa e advogada especializada no ramo imobiliário.

Segundo ela, apesar do crescimento imobiliário no nordeste, a região ainda possui poucos profissionais que atuam no ramo. “É importante que haja uma profissionalização maior nos serviços na região principalmente para deixá-los em sintonia, ou seja, ‘falando a mesma língua’ que São Paulo, por exemplo, onde se concentram as centrais de crédito imobiliário dos grandes bancos. O objetivo é dar conhecimento do que seja o crédito imobiliário, como funcionam, regras dos produtos, o que pode e o que não pode”, destaca a advogada.

Daniele Akamine destaca também que é importante a empresa ter um fluxo de processo para ganhar eficiência e maximizar resultados. “Com um fluxo a empresa consegue manter o padrão, identificar as falhas, ganha velocidade para corrigi-las, consegue medir a quantidade de mão de obra necessária. Ganha eficácia no processo.”, finaliza.

Primeira Edição © 2011