Manifestantes fazem churrasco na Cracolândia

Cerca de 200 pessoas participaram do ato, considerado pacífico pela PM. Quase 150 pessoas foram presas no Centro de SP durante operação.

14/01/2012 15:22

A- A+

G1

compartilhar:

Cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar, realizaram na tarde deste sábado (14) um churrasco na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo, para protestar contra a Operação Centro Legal, que a corporação executa desde o dia 3 deste mês.

O grupo autodenominado Desentorpecendo a Razão (DAR) convocou o protesto pelas redes sociais. No Facebook, mais de 4 mil confirmaram a presença no evento.

O encontro foi chamado de ‘Churrascão de gente diferenciada – versão Cracolândia'. De acordo com a organização do evento, o objetivo foi protestar contra a presença da polícia nas ruas da cidade paulista e contra o “preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas".

O evento faz alusão ao churrasco que aconteceu no dia 14 de maio de 2011 na região de Higienópolis. Na ocasião, os manifestantes protestaram contra a iniciativa de moradores da região que tentaram vetar a construção de uma estação do Metrô no bairro.

Durante a madrugada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitou a região. Ele percorreu as ruas da área de carro e disse que a Cracolândia está mais segura. Alckmin reforçou que a Polícia Militar continuará com a operação.

"A polícia vai continuar na região. Esse é um trabalho longo, não vai resolver no curto espaço de tempo, tem que perseverar. De um lado, [é preciso] o trabalho social, de abrigamento das famílias, e [um trabalho] policial, de garantir a segurança das pessoas e prender os traficantes de drogas", disse o governador.

Balanço da Polícia Militar mostra que 149 pessoas foram presas desde o dia 3 de janeiro na Cracolândia durante a Operação Centro Legal. Do total de detidos, 106 foram presos por

delitos diversos e 43 são foragidos da Justiça.
Desde o início da operação, 212 pessoas foram encaminhadas para serviços de saúde, 80 foram internadas e nove pessoas foram encaminhadas para hospitais.

No total, a PM realizou 4.273 abordagens e apreendeu 2,33 kg de crack, 10,187 kg de cocaína e 17,195 kg de maconha - quase 30 kg de drogas. Segundo o balanço da corporação, 878 pessoas foram encaminhadas para abrigos e 101 toneladas de lixo foram recolhidas das ruas da região central de São Paulo.

Primeira Edição © 2011