Em áreas críticas, escolas públicas vão ganhar reforço na segurança

Governo lança hoje programa de policiamento para escolas na capital.

13/01/2012 03:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Pelo menos vinte e cinco escolas da rede pública de ensino estão em áreas consideradas de risco alto de violência na capital. São áreas em que há alta incidência de crimes. Para combater esse tipo de ação, o Governado  lança hoje (13) o programa de segurança e policiamento para as escolas estaduais situadas em Maceió.

A solenidade ocorrerá no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), a partir das 8 da manhã, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, juntamente com os secretários estaduais de Educação e Esporte, Adriano Soares, e da Defesa Social, coronel Dário Cesar, secretários, diretores de escolas, estudantes, Conselho Estadual de Educação e Conselho estadual de Segurança. A atividade marcará ainda o encerramento do ano letivo do complexo educacional.

O lançamento do programa já havia sido divulgado pelo Primeira Edição o ano passado, em uma reportagem especial sobre a situação da Educação no Estado de Alagoas. Leia aqui.

Na ocasião, será lançado o programa Ronda Escolar, que é resultado da parceria entre as duas secretarias e irá promover, além do reforço do policiamento no entorno das escolas, atividades pedagógicas de incentivo à cultura de paz, por meio de palestras e oficinas nas escolas públicas estaduais.

Por meio deste programa, o Batalhão Escolar irá contar com o reforço de mais 22 viaturas que irão atuar na área das unidades escolares. Cada viatura irá atuar na proteção de 10 escolas, diferentemente do quadro atual onde cada guarnição tinha de dar conta de 60 unidades. Ao todo, serão mobilizados 120 homens do batalhão escolar, que atuarão nos três turnos.

“Esta parceria é mais um passo importante no cuidado com os nossos estudantes e para avançar a Educação de Alagoas. Nossas escolas mais seguras e melhores equipadas com infraestrutura – proporcionada pela reforma de 163 unidades – vão garantir um ano letivo de 2012 bem melhor para todos da rede”, destaca Adriano Soares.

Para o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, o programa vai ampliar o número de homens nas ruas dando as condições de atender este segmento. “A presença maior da policia trará mais segurança para os estudantes, familiares, comunidade escolar e para os alagoanos como um todo”, reforça Dário Cesar.

Segurança Armada – durante a solenidade será apresentado o reforço de segurança armada que atuará na vigilância patrimonial dos prédios escolares e nas as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

De acordo com Ricardo Rodrigues, coordenador especial de Gestão Administrativa da SEE (Cegad), esta medida vem atender uma demanda importante nas escolas. “Nossa principal preocupação é com os horários em que a escola está fechada e que é alvo de furtos” explica Rodrigues.

Ao todo, frisa o coordenador, serão 151 guardas armados fazendo a proteção patrimonial nas 47 unidades educacionais do Estado localizadas na capital e que estão em regiões com maior índice de vulnerabilidade social.

Para o secretário de Educação Adriano Soares, estas ações atacarão a questão em duas frentes. “A polícia vai realizar seu trabalho na área externa da escolas, ou seja, nas ruas; e os homens da vigilância armada irão garantir a segurança do patrimonial no interior das unidades escolares”, conclui.
 

Primeira Edição © 2011