Com apenas Bellucci no top 100 mundial, tênis brasileiro busca "reação" na temporada 2012

Maiores esperanças continuam sendo Thomaz Bellucci, Ricardo Mello e João Souza

13/01/2012 05:30

A- A+

R7

compartilhar:

O tênis brasileiro terá de fazer uma temporada de "reação" no circuito mundial em 2012. Se na segunda semana de janeiro de 2011 o país tinha três tenistas entre os 100 primeiros do ranking, 12 meses depois o esporte nacional é representado apenas por Thomaz Bellucci, número 38 do mundo, na cobiçada lista.
 

Há um ano, o paulista - então 31º -, era acompanhado pelo campineiro Ricardo Mello (76º) e pelo gaúcho Marcos Daniel (96º). Maior talento nacional, Bellucci realizou uma temporada repleta de altos e baixos e terminou o ano em baixa, após o rompimento com o técnico Larri Passos.

No Masters 1000 de Madri, Bellucci realizou a campanha mais fantástica de sua carreira ao alcançar a semifinal, onde por pouco não derrotou Novak Djokovic. O tenista, porém, não embalou e colecionou uma amarga série de derrotas no segundo semestre, especialmente no piso rápido.

Mello, por sua vez, encerrou sua temporada em novembro passado de forma positiva, com três títulos de challenger conquistados. O atleta de 31 anos estreou em 2012 com derrota no ATP 250 de Brisbane, na Austrália e, como não defendeu os pontos do título do Aberto de São Paulo de janeiro passado, caiu no ranking e hoje é o 109º. Já Daniel anunciou sua aposentadoria em abril, aos 32 anos.

Fora do circuito de torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o Brasil também deixou a desejar. Na Copa Davis, competição entre países no tênis, o time comandado pelo capitão João Zwetsch caiu diante de uma fragilizada Rússia na repescagem para o Grupo Mundial. Mesmo fora de casa, a derrota mostrou a atual distância entre os brasileiros e a elite do esporte.

A boa notícia é o visível amadurecimento de João Souza, o Feijão, de 23 anos. No ano passado, venceu o challenger de Santos e foi finalista em Zagreb (Croácia), e alcançou a semifinal do ATP 250 de Kitzbuhel (Áustria), melhor resultado da carreira. Rogério Dutra Silva, de 27 anos, também "apareceu": venceu o challenger de Campos de Jordão e acabou lembrado por Zwetsch nas convocações para a Davis.

Nos torneios de primeira linha em 2012, entretanto, Bellucci, Mello e Feijão parecem ser os únicos nomes do tênis nacional capazes de produzir bons resultados. A lenta renovação de tenistas nacionais ainda não gerou atletas sólidos, e os destaques ainda são Tiago Fernandes (463º) e Guilherme Clezar (287º).

Thiago Alves, a incógnita

A primeira notícia positiva de 2012, porém, não partiu dos primeiros brasileiros do ranking. O paulista Thiago Alves fez uma campanha épica no Aberto de São Paulo, na última semana, e conquistou o Aberto de São Paulo pela segunda vez. Ex-número 88 do mundo, o aguerrido tenista saltou 100 posições com o título e hoje é 234º do ranking. Se conseguir bons resultados no começo do ano e superar as lesões, Thiago, de 29 anos, ainda pode surpreender.

Primeira Edição © 2011