Nasce novos filhotes de tartarugas marinhas em Maceió

Soltura foi realizado na praia do Mirante da Sereia sol os olhos atentos da população

12/01/2012 06:28

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

E o nascimento dos filhotes de tartarugas marinhas que desovaram nas praias de Maceió continuam em ritmo alucinante. Nesta quarta-feira (11), mais um ninho que estava sob os cuidados do Instituto Biota de Conservação vigorou e 72 filhotinhos foram soltos no mar do Mirante da Sereia, em Riacho Doce.

A soltura dos filhotes foi realizado na tarde desta quarta-feira sob os cuidados dos voluntários do Instituto Biota e os olhares curiosos da população que se encontrava no local.

Divulgação

De acordo com os dados do Biota, o ninho pertencia a uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys Imbricata) que postou os ovos no último dia 20 de novembro na praia da Jatiúca.

Veja Matéria Ralacionada:

Época: tartaruga-de-pente desova na praia da Jatiúca

Segundo o biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota, a tartaruga havia depositado 125 ovos que foram removidos para área de ninhos na praia do Mirante da Sereia. Desses ovos, 72 vigoraram nesta quarta-feira e outros ainda continuam em processo de nascimento, saindo da casca. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação/Arquivo

Na manhã desta quinta-feira, outros 21 filhotes, dessa mesma desova, nasceram e serão soltos no Mar do Mirante.

"Nós deixamos os que não estão prontos lá enterrado, ate eles acabarem de se desenvolver e nascerem. E isso aconteceu nesta manhã", finalizou Bruno Stefanis.

Desovas

Período de desovas de tartarugas marinhas foi iniciado no último mês de setembro e deve seguir até o próximo mês de março.

De acordo com o Instituto Biota, alguns ninhos são removidos para segurança dos ovos e os mesmo demoram entre 45 a 60 dias para vigorarem.

Até março, devem existir outros registros de desovas e de nascimentos de filhotes. Para quem deseja acompanhar esse momento ímpar, o Instituto Biota de Conservação divulga tudo através de seu Facebook.

Projeto Adote um Ninho

De acordo com o diretor executivo da ONG, Bruno Stefanis, os ninhos precisam ser monitorados diariamente, mas a distância e o custo com passagens, entre outras coisas, dificulta a realização de um trabalho perfeito e por isso o Instituto lançou o projeto ‘Adote um Ninho’.

Arquivo/Jessica Pacheco/PE“A gente lançou esse projeto buscando novos parceiros. A empresa ou uma pessoa mesmo que queira adotar algum ninho de tartaruga marinha ficará como guardião, ajudando assim a preservação das mesmas”, explicou Bruno.

Segundo ele, a guarda tem validade exata ao período de incubação do ninho escolhido e, após o nascimento, o guardião receberá um título de ‘padrinho' das tartarugas que nascerem.

“O Biota colocará uma placa de 30cm x 30cm com o nome e contato da empresa que adotou o ninho, e no dia da soltura anunciará nos meios de comunicação que o ninho foi adotado pela empresa/pessoa, divulgando também em seu site, facebook, twitter e Orkut bem como nas mídias impressas, digitais, televisivas e rádios – de acordo com a política do meio de comunicação”, trás a proposta do projeto. “Em contrapartida, a empresa arcará com um quantia de R$100 em dinheiro ou produtos que viabilizem o cuidado com os ninhos”, finalizou.

Veja Matérias anteriores:

->Instituto Biota realiza soltura de filhotes de tartaruga e lança Projeto 'Adote um Ninho'<-

->Instituto Biota encontra tartarugas em 'despacho' na praia do Pontal<-

->Filhotes de tartaruga nascem e são devolvidas ao mar pelo Instituto Biota nesta terça-feira<-

->No primeiro dia do ano, Instituto Biota já registra um encalhe e uma desova de tartarugas marinhas<-

Atualizado às 13:08 do dia 12 de janeiro

Primeira Edição © 2011