Indicador da OCDE sinaliza desaceleração maior em desenvolvidos GosteiNão gostei Compartilhar

12/01/2012 08:01

A- A+

Reuters

compartilhar:

O crescimento da maioria das economias avançadas deve desacelerar ainda mais, de acordo com o indicador antecedente divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira.

O indicador mensal apontou uma desaceleração maior na área mais industrializada da OCDE, nas 17 nações da zona do euro e nas cinco maiores economias asiáticas, embora tenha mostrado sinais de melhora no Japão, nos Estados Unidos e na Rússia.

"A avaliação pouco mudou em relação ao mês passado para a maioria dos países, mas os CLIs (indicadores compostos antecedentes) para Japão, Estados Unidos e Rússia estão mostrando sinais mais fortes de uma mudança positiva de velocidade e continuam bem acima da tendência de longo prazo", avaliou a organização com sede em Paris.

"O CLI para a China piorou desde o mês passado e está apontando uma desaceleração na atividade econômica em direção à tendência de longo prazo", afirmou a OCDE. "Para outras grandes economias e a área do euro, os CLIs continuam a apontar desacelerações."

Em números, a leitura do indicador - que busca capturar a tendência futura provável do Produto Interno Bruto (PIB) - caiu ligeiramente em novembro para a maioria dos países e grupos de países que a OCDE analisa.

Para a OCDE como um todo, o índice caiu 0,1 ponto, para 100,1, ficando pouco acima da média de longo prazo, representada pelo número 100 nas estatísticas da OCDE.

Dentro da zona do euro, cujo indicador caiu de 98,7 para 98,3, uma das quedas mais significativas foi a da Alemanha, que recuou 0,8 ponto, para 97,9, afastando-se ainda mais da média de longo prazo.

O indicador da China caiu 0,1 ponto, para 100,0, enquanto o grupo formado pelas economias de China, Índia, Indonésia, Japão e Coreia do Sul viu seu indicador cair 0,2 ponto, para 98,9.

Primeira Edição © 2011