Bahia: lavagem do Senhor do Bonfim abre calendário de festas

12/01/2012 12:29

A- A+

Terra

compartilhar:

O calendário de festas populares na Bahia foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (12), com a tradicional Lavagem do Bonfim. O cortejo composto por baianas, entidades carnavalescas e bandas de percussão percorreu as ruas do Comércio entre as igrejas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim, homenageado da festa. O cortejo foi acompanhado por mais de um milhão de pessoas, segundo estimativas da prefeitura.

Um culto ecumênico marcou o início da festa. Em seguida, cerca de 300 baianas com trajes típicos iniciam o percurso de 8km em direção à Colina Sagrada, onde fica localizada a Igreja do Senhor do Bonfim. Ao final do trajeto, as baianas lavaramm com alfazema as escadarias da Igreja do Bonfim e abençoam baianos e turistas que acompanharam a procissão com banhos de pipoca. A festa é uma tradição que se repete desde 1754 e é um ritual que simboliza a purificação dos fieis para o ano novo.

Entre as manifestações culturais que participam da festa estão bandas de percussão, sopro, blocos de afoxé, samba e outras manifestações culturais como o bloco Ilê Ayê, os Filhos de Gandhy, Muzenza, entre outros. Além das manifestações que acompanham a festa religiosa, a Lavagem do Bonfim também é marcada por shows compõem a programação profana, com atrações como Carlinhos Brown, Jorge Aragão, Tuca Fernandes, Tomate, Mariene de Castro, entre outros.

As festas em homenagem ao Senhor do Bonfim prosseguem até o dia 15, com missas e procissões. Antes do Carnaval, Salvador ainda contará com outras duas festas populares, a Lavagem de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, a Lavagem de Itapuã, no dia 9.

Primeira Edição © 2011