Alagoas espera arrecadar 2 mil armas em campanha do desarmamento

Em 2011, a média de armas devolvidas foi de 7,95 por 100 mil habitantes, segundo Ministério da Justiça.

12/01/2012 03:42

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

A campanha do desarmamento deste ano esperar receber pelo menos 2 mil armas de fogo em Alagoas. Representantes das forças de segurança do Estado, de secretarias e de organizações não-governamentais estiveram na Secretaria da Defesa Social, nesta quarta-feira, para apresentar a campanha de desarmamento que será feita brevemente no Estado.

Para isso, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Guarda Municipal de Maceió e a coordenação da rede Desarma Brasil, estão unidos para que a campanha permita diminuir os altos índices de violência.

Para fazer a doação, o voluntário deve ir até um dos postos de coleta que serão distribuídos na capital e interior para pegar o salvo-conduto, documento que permite que o cidadão se desloque portando a arma de sua residência até o local onde o objeto será entregue.

De acordo com o calibre, o cidadão poderá receber entre 100 e 300 reais pela arma de fogo. O sigilo do doador será garantido. A arma entregue será danificada na presença do doador e depois encaminhada ao Exército Brasileiro para ser destruída.

Abaixo da média

O Ministério da Justiça divulgou em dezembro de 2011, o ranking dos Estados na campanha nacional do desarmamento. Alagoas, apesar de ser considerado o Estado mais violento do país, ocupa a 19ª posição da lista com a entrega de 248 armas até o dia 27 de dezembro. Uma média de entregue 7,95 armas por 100 mil habitantes- bem abaixo da média brasileira: 17,84 por 100 mil.
 

Primeira Edição © 2011