Rio de Janeiro: resgate encontra uma família dentro de um fusca soterrado

11/01/2012 14:39

A- A+

iG

compartilhar:

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sapucaia, no Centro Fluminense, informou na tarde desta quarta-feira (11) que subiu para 18 o número de mortos em consequência das chuvas na cidade.

Segundo o governo municipal, foi achado na rua dos Barros, no distrito de Jamapará, um Fusca onde uma família inteira se abrigou quando houve o deslizamento na madrugada da última segunda-feira (9). De dentro do carro, foram retirados os corpos de cinco pessoas.

De acordo com a Prefeitura, estavam no veículo, Francisco Edézio Lopes, de 46 anos, sua mulher, Valdinéia, as duas filhas do casal, Francine, de 15 anos, e Vitória, de 7, e ainda um primo, Sebastião Lopes.

O deslizamento na rua dos Barros provocou a morte de 17 pessoas. Oito casas foram soterradas. Em um outro ponto de Jamapará, um homem morreu em consequência do desabatamento de uma casa.

A Prefeitura estima que entre quatro e seis pessoas ainda estejam desaparecidas na região.

Irmão de lavrador se salvou

Segundo nota da Prefeitura, o irmão de Francisco, José Osnir Lopes, estava com a família, mas preferiu ficar dentro da casa e se salvou, já que o imóvel não foi atingido. “Ele disse que todo mundo quis sair de casa, mas ele não quis entrar no carro. Eu estive com o Francisco no sábado”, contou.

Emergência

O prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, decretou hoje estado de emergência devido aos últimos acontecimentos ocorridos em Jamapará, quarto distrito.

Zanon espera que em curto espaço de tempo ocorra a homologação da situação de emergência no município pelo governo estadual e também pelo Governo Federal com vistas a reconstrução de áreas afetadas.

De acordo com a Prefeitura, depois de homologado, o decreto de emergência garante o envio de recursos do Estado e da União para o município.

A Defesa Civil interditou 30 imóveis na cidade. O número de desalojados subiu para 204 pessoas e o número de desabrigados continua em 50.

Primeira Edição © 2011