Mitt Romney vence primária republicana em New Hampshire

Ex-governador de Massachussets surge como favorito para enfrentar Obama em novembro

11/01/2012 04:58

A- A+

R7

compartilhar:

O ex-governador republicano Mitt Romney venceu nesta terça-feira (10) a primária de New Hampshire, a segunda na corrida para a indicação à Casa Branca.

Romney emplaca assim sua segunda vitória na disputa republicana, após ganhar o cáucus do Estado de Iowa, na semana passada, que abriu a competição.

"Esta noite festejamos, mas amanhã precisamos seguir trabalhando", disse Romney, criticado por sua moderação em um partido claramente dominado pela ala conservadora republicana.

Romney, ex-governador de Massachussets, surge como franco favorito para enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições de novembro nos Estados Unidos.

A primária em New Hampshire contou com quase 250 mil eleitores republicanos, e Romney obteve mais de um terço dos votos, à frente do deputado texano Ron Paul e do ex-governador de Utah Jon Huntsman.

A folgada vitória em New Hampshire fortalece Romney para o difícil desafio na Carolina do Sul, no dia 21 de janeiro, quando o ex-governador enfrentará um eleitorado muito conservador.

A campanha em New Hampshire foi dura. Os adversários republicanos não pouparam críticas a Romney, especialmente lembrando seu passado como empresário. Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, acusou o ex-governador de ter "saqueado supostamente várias empresas, deixando os empregados na rua", quando dirigia o fundo de investimentos Bain Capital nos anos 1980 e 1990.

"O que não queremos é que depois de nomear um candidato descobrir em setembro que ele tem uma fragilidade fatal e que já não podemos fazer nada a respeito", acrescentou Gingrich antes de votar.

Romney, 64 anos, que governou Massachusetts até 2007, é um republicano moderado que tem a confiança da população, mas é mórmon, o que representa uma séria desvantagem em um país de maioria evangélica.

Além de Romney, Ron Paul, Jon Huntsman e Newt Gingrich, seguem na disputa republicana o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum e o governador ultraconservador do Texas, Rick Perry.

Da Carolina do Sul, no dia 21, a disputa segue para a Flórida, em 31 de janeiro, antes da "super-terça" de 6 de março, quando uma dúzia de estados realizam eleições primárias.

As primárias e "caucus" serão realizados até o verão do hemisfério norte, embora o ganhador deva ser conhecido antes. Mas será a convenção nacional do Partido Republicano em Tampa, Flórida, de 27 a 30 de agosto, que formalmente designará o adversário de Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

Primeira Edição © 2011