Vigilância em Saúde: Cievs define procedimentos padrão para plantões nos estabelecimentos

10/01/2012 15:53

A- A+

Secom

compartilhar:

A equipe do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde do Município de Maceió (Cievs) estabeleceu, em reunião realizada nesta terça-feira (10), o planejamento e definição dos protocolos de procedimentos operacionais padrão a serem utilizados nos plantões realizados pelo Cievs em estabelecimentos de saúde.

Durante o encontro, divididos em duplas, os plantonistas apresentaram e debateram os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). O plantonista Bruno Souza Lopes, por exemplo, abordou o instrumento de decisão para a avaliação e notificação dos eventos que possam constituir emergências de saúde pública de importância internacional.

Cada procedimento é padronizado através de uma rotina estabelecida em reuniões supervisionadas pelo coordenador do Centro, Magliones Carneiro de Lima, para que os funcionários partilhem os mesmos termos e não haja perda de tempo durante as operações.

Carneiro explicou que a implantação dos núcleos de vigilância hospitalar de epidemiologia em algumas unidades de saúde de Maceió fará com que a captação de eventos de importância para a saúde pública seja executada mais cedo, o que permitirá às equipes agir de maneira mais efetiva ao acionar imediatamente as áreas técnicas para a notificação dos casos.

“É um momento muito importante para o primeiro contato que venhamos a ter com as unidades de saúde, pois a saúde precisa de medidas efetivas de controle, principalmente na área de vigilância em saúde através de parcerias, não só com as instituições públicas que trabalham na área como também com as instituições privadas, além de outros setores. Nós necessitamos fortalecer nossas parcerias”, reforçou o coordenador.

A equipe do Cievs conta com a atuação de dois assistentes administrativos, duas gerências – uma da Unidade de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública e outra dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia – além de 11 plantonistas. 

Primeira Edição © 2011