Teo Vilela manda pedido de "socorro" na segurança de AL à presidenta Dilma

Durante posse do novo delegado-geral da PC, o governador de Alagoas disse ter solicitado audiência de urgência com a presidenta

10/01/2012 12:24

A- A+

Redação

compartilhar:

Durante a cerimônia de posse do novo delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas José Edson de Freitas Junior, no final da manhã desta terça-feira (11), o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) confirmou que solicitou um pedido de “socorro” para reforçar a segurança pública no Estado. De acordo com Vilela, uma audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT), de caráter de urgência, foi solicitada junto a um dos assessores da Presidência da República.

"Estamos pedindo socorro. Pediremos para a presidente aumentar o contigente da Polícia Rodoviária Federal, instalar uma base da Força Nacional em Alagoas para o Nordeste. Temos uma excelente logística, Alagoas é o centro do Nordeste, Alagoas é um parceiro da Força Nacional", declarou Vilela, que disse ainda que ao ser indagado pelo assessor sobre qual seria o assunto, respondeu que se tratava de um assunto urgente. “Eu respondi que era segurança pública, SOS".

O recado foi entregue durante a visita da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que esteve em Alagoas na semana passada. "Eu disse a secretária Regina Miki: quero ser monitorado e criticado. Mas, não posso ficar sozinho. Quero que o tratamento dado ao Rio de Janeiro seja dado a Alagoas. É claro que o Rio vai ser sede da Copa, há um tratamento internacional. Mas, em termos de necessidade, não há diferenças", disse o governador.

Alagoas, que sofre defasagem na segurança pública, tem delegacias em situação de decadência estrutural e materiais precários, problemas que impedem a Perícia Oficial a elucidar crimes, além da falta de profissionais. De acordo com o Mapa da Violência divulgado no ano passado, Alagoas lidera as estatísticas negativas, como o estado como o maior número de homicídio entre jovens, geralmente ligados ao tráfico de drogas.

*Com informações do Repórter Alagoas.

Primeira Edição © 2011