Sistema Eletrobras conclui campanha contra queimadas sob redes elétricas em Alagoas

10/01/2012 09:18

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Chega ao fim, nesta segunda-feira (09), a campanha de combate às queimadas sob Linhas de Transmissão e Redes de Distribuição, realizada pela Eletrobras Distribuição Alagoas e pela Eletrobras Chesf, nas feiras livres de 25 municípios alagoanos. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância de não se atear fogo em plantações, lixo, enfim, qualquer que seja o material, sob as redes elétricas.

A campanha passou pelos municípios de Maceió, Piaçabuçu, Cajueiro, Anadia, Boca da Mata, São Sebastião, Rio Largo, Teotônio Vilela, Murici, São Miguel dos Campos, Penedo, Atalaia, Capela, Limoeiro de Anadia, Coruripe, Messias, Pilar, Campo Alegre, Igreja Nova, Junqueiro, Fleixeiras, Satuba e Viçosa.

Maria Verônica de Oliveira, uma das mais empolgadas comerciantes na ‘feirinha do Tabuleiro’, ficou admirada com o que viu. “Há quatro anos que trabalho aqui e nunca vi nada parecido”. Ela conta que na brincadeira, a dupla de palhaços passou a mensagem. “Nós temos que nos conscientizar sobre a importância de evitar estas queimadas. A partir de agora, queimadas em baixo de fios, jamais”, repassa.

Foi com este espírito que a campanha ganhou a atenção de crianças e adultos, por onde passava. E o mais interessante, com muito humor e alegria. “Eu concordo com a mensagem e já senti, com a minha família, que as queimadas não interrompem só a energia. Um vizinho tinha o costume de atear fogo em alguns lixos do seu quintal. Tive problemas sérios de saúde em casa, por conta disso”, explica o feirante José Marcelo dos Santos.

A conscientização em feiras livres é a última etapa do Projeto que começou em meados do ano passado. A concessionária de energia realizou encontros com proprietários de usinas, plantadores de cana, com a parceria das entidades que representam o setor e percorreu comunidades. Assim, foi possível conscientizar os grandes e pequenos consumidores a instruir seus funcionários a fim de inibir a prática da queima em suas plantações.

O segundo passo foi o de transmissão de conhecimento. Nesta etapa, as usinas promoveram o encontro da distribuidora com seus fornecedores, para conhecer a importância do respeito à faixa de segurança, zona de cana crua sob qualquer Linha de Transmissão, que pode variar entre 10 e 60 metros, a depender da classe de tensão.

Redução - A campanha pretende reduzir 80% das quedas de energia geradas por queimadas sob Linhas de Transmissão. Mas os números serão concretizados na avaliação do período de um ano, para ter o resultado real da campanha. Para isso, as usinas têm papel fundamental. De acordo com o gerente do departamento de manutenção da Eletrobras Distribuição Alagoas, Rodrigo Evaristo, o assunto é de extrema importância, afinal, se o fogo de canaviais atingir as Linhas de Transmissão que passam pelas propriedades, não serão só consumidores da região que ficarão sem energia elétrica. “Cidades inteiras podem ter o seu fornecimento de energia interrompido. Isso significa que hospitais, escolas, delegacias, entre outros tantos serviços essenciais para a sociedade, podem ser comprometidos”, avalia. Então, se presenciar uma queimada, o consumidor deve denunciar pelos telefones 0800.082.0196 (Eletrobras Distribuição Alagoas) ou 0800 979 3090 (Chesf). 

Primeira Edição © 2011