Guardiola diz que produzir talentos é mais importante do que títulos

Técnico exalta base do Barça, afirma não considerar-se o melhor e diz que não fez muito para ajudar Messi: 'Ele é produto do sucesso dos pais dele'

10/01/2012 14:31

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

 

Treinador do melhor time do mundo e também melhor treinador do mundo, Josep Guardiola e seu Barcelona ganham todos os títulos e prêmios que os outros gostariam de ter. Mas o espanhol garante que a maior conquista dele e do clube está dentro de casa, nas divisões de base.

- Claro que todos queremos ganhar, mas vencer ou perder é do jogo. O mais importante, o grande prêmio é que quase todos os jogadores da equipe são criados dentro do clube. Que o treinamento dos meninos de 11 anos seja parecido com o dos profissionais, que todos já sejam criados dentro dessa cultura, com uma implicação pessoal e afetiva, isso é a diferença. Claro que é muito importante a ajuda que os jogadores que vêm de fora nos dão, mas que tantos sejam crias do Barcelona é mais importante do que os títulos - afirmou.

Ao conquistar pela primeira vez o prêmio de melho treinador do ano, nesta segunda-feira, em Zurique, o treinador do Barcelona fez um agradecimento emocionado no palco ao seu auxiliar Francesc "Tito" Vilanova. Guardiola disse que um técnico de futebol não faz seu trabalho sozinho e que nem mesmo é possível escolher o melhor de sua profissão.

- Nessa premiação estão os treinadores que mais venceram, não necessariamente os melhores. Existem tantos fatores por trás disso que não é possível saber ao certo quem é o melhor técnico do mundo. Temos sorte de trabalhar em clubes que podem investir alto - disse.

Além do auxiliar, Pep Guardiola também quis dividir os méritos com seus jogadores e citou a presença de oito jogadores do seu elenco entre os 23 concorrentes da Bola de Ouro.

- Estes jogadores são fantásticos. Eles não precisam de um treinador para motivá-los, eles amam o futebol e competem contra eles mesmos. É por isso que um atleta como Xavi joga futebol há tanto tempo no mais alto nível. Essa é a chave. Você nunca vai se tornar um jogador de alto nível por tanto tempo se não se dedicar.

Ao falar sobre Lionel Messi, eleito pelo terceiro ano seguido o melhor do mundo, Guardiola disse que grandes craques não precisam da ajuda de treinadores.
- Eu posso ajudá-los por um ano ou dois, mas Messi já foi criado assim. Ele é produto do sucesso dos pais dele - disse, sorrindo.
 

Primeira Edição © 2011