Governador empossa delegado-geral da Polícia Civil

10/01/2012 15:32

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho empossou nesta terça-feira (10) o novo delegado-geral da Polícia Civil, José Edson Freitas. O cargo estava sendo ocupado pelo delegado Marcílio Barenco, que assumiu a função de procurador do Ministério Público de Minas Gerais.

Depois de dez anos atuando na Polícia Civil, sendo quatro na função de delegado-geral, Marcílio Barenco despediu-se dizendo ter cumprido sua missão em Alagoas, e fez referência ao atual Governo pela autonomia dada às polícias.

Barenco estendeu os agradecimentos às instituições parceiras nos trabalhos de investigação e combate ao crime no Estado, citando a 17ª Vara, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). “Tivemos apoio incondicional de todas as instituições na fiscalização e no cumprimento da lei”, acrescentou. O procurador também ressaltou as características de “homem honesto e de boa fé” do empossado.

O delegado José Edson retribuiu destacando a atuação do seu antecessor. “Alagoas perde um grande homem, uma grande arma contra a criminalidade”, salientou. O novo delegado-geral disse que vai dar continuidade aos trabalhos iniciados por Barenco, assegurando que vai trabalhar com o objetivo de reduzir os índices de violência no Estado. De acordo com José Edson, em 2011, sete mil inquéritos foram remetidos ao Judiciário. Destes crimes, 74% foram esclarecidos. “Vamos trabalhar para retribuir à sociedade toda confiança que é depositada em nós”, reforçou o delegado.

Na solenidade, o governador elogiou o trabalho realizado por Marcílio Barenco, bem como sua postura diante das dificuldades. Teotonio disse que Barenco desenvolveu um bom relacionamento com as outras polícias e conquistou mais credibilidade junto a instituições importantes. “Ele é um homem de caráter que construiu paradigmas positivos na Polícia Civil”, afirmou. Ao delegado-geral, Teotonio destacou sua trajetória na Polícia, desejou bons resultados e reforçou seu compromisso com a instituição. “O delegado terá o apoio incondicional do governador, como sempre foi; combater o crime em Alagoas é nossa prioridade”, ressaltou.

José Edson é natural de Alagoas, ingressou na Polícia Civil como delegado em 2002. Comandou as Delegacias Distritais de São Miguel dos Campos e Campo Alegre, e a Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações, em Maceió. Foi também chefe da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1, quando coordenou todas as delegacias do Sertão alagoano.

Mais segurança
No evento, o governador disse que não tem medido esforços para conseguir mais apoio do Governo Federal no que diz respeito à segurança em Alagoas. Teotonio afirmou que já pediu prioridade ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e à Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki. “Queremos uma base da Força Nacional e o mesmo tratamento que foi dado ao Estado do Rio de Janeiro, porque em termos de necessidade não somos diferentes. Temos confiança de que nesse ano vamos avançar ainda mais na Segurança Pública em Alagoas”, enfatizou.

Primeira Edição © 2011